Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros se destaca no cenário mundial (Alessandra Lontra)

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros se destaca no cenário mundial

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros passará a ser gerenciado pela iniciativa privada (Marcelo Camargo/Agência Brasil)/Divulgação

Por Alessandra Lontra

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, localizado no Nordeste do Estado de Goiás, acaba de ser escolhido pelo site de viagens Tripadvisor, como um dos 25 melhores parques do mundo, tendo sido o único parque escolhido no Brasil  a receber o Prêmio Travelers’ Choice Awards 2021.

Todos os anos, o Tripadvisor analisa as avaliações, as pontuações e os itens salvos por viajantes do mundo todo na sua plataforma e usa essas informações para revelar os melhores do mundo, segundo a opinião dos viajantes, que já utilizaram os equipamentos e serviços nos destinos do mundo inteiro, com o Prêmio Travellers’ Choice – Os melhores dos melhores.

Este ano as categorias  que concorreram ao Prêmio foram:  Destinos Badalados, Destinos em Alta, Destinos Promissores e Parques Nacionais.

O presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral disse que recebeu com muita alegria a notícia do Prêmio e que isso é o resultado de todo um trabalho feito pela equipe da Goiás Turismo, para divulgar o Parque e os destinos do entorno em nível nacional e internacional, além de realizar vários famtur, press trip, influencers digitais, o que torna o destino da Chapada dos Veadeiros, um dos  mais procurados pelos turistas brasileiros e estrangeiros.

O Vale da Lua, que fica em Cavalcante e próximo ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros – Crédito: Augusto Miranda/MTur/Divulgação

Segundo Amaral, “não só o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, mas toda a região do entorno do Parque possuí paisagens exuberantes, que é tudo que o turista busca nessa retomada do Turismo. Cada vez mais os turistas buscam destinos de ecoturismo, aventura, turismo rural, onde ele pode se reconectar com a natureza. E temos tudo isso aqui, a exemplo do Vale da Lua, da Cachoeira Santa Bárbara, que fica em Cavalcante, das Termas de Colinas do Sul e outras cem cachoeiras espalhadas pela região. Esse conjunto de atrativos, fortalece a imagem do destino e do Parque, fazendo com que o  turista permaneça no destino em torno de 10 dias, sem repetir os passeios”. Além dos atrativos naturais, “a região também é muito forte no turismo étnico, pois abriga o Quilombo Kalunga, que é o maior território quilombola do Brasil”, completou Fabrício.

Na categoria “Parques Nacionais” do Prêmio Travelers’ Choice Awards 2021 foram classificados os seguintes parque do mundo:

  1. Serengeti National Park, Tanzânia
  2. Jim Corbett National Park, Índia
  3. Reserva Nacional Masai Mara, Quênia
  4. Grand Teton National Park, Wyoming
  5. Parque Nacional de Kruger, África do Sul
  6. Arenal Volcano National Park, Costa Rica
  7. Parque Nacional do Grand Canyon, Arizona
  8.  Parque Nacional de Zion, Utah
  9. Parque Nacional Torres del Paine, Chile
  10. Fiordland National Park, Nova Zelândia
  11. Yorkshire Dales National Park, Reino Unido
  12. Kilimanjaro National Park, Tanzânia
  13. Bandhavgarh National Park, Índia
  14. Tarangire National Park, Tanzânia
  15.  Phong Nha-Ke Bang National Park, Vietnã
  16. Denali National Park and Preserve, Alaska
  17. Vatnajokull National Park, Islândia
  18. Freycinet, Austrália
  19. Yala National Park, Sri Lanka
  20. Parque Nacional de Yellowstone, Wyoming
  21. Plitvice Lakes National Park, Croácia
  22. Westland Tai Poutini National Park, Nova Zelândia
  23. Banff National Park, Alberta
  24. Peak District National Park, Reino Unido
  25. Chapada dos Veadeiros, Brasil

Sobre o Prêmio Melhor dos Melhores do Travellers’ Choice do Tripadvisor

Fundado em 2002, o prêmio Melhor dos melhores do Travellers’ Choice é a maior homenagem que o Trpadvisor concede. O único prêmio da indústria de turismo baseado em milhões de avaliações e opiniões de viajantes de todo o mundo, esse reconhecimento anual reflete “o melhor dos melhores” em serviço, qualidade e satisfação do cliente para acomodações, destinos, atrações, restaurantes e experiências.

Os vencedores do Melhor dos melhores dos viajantes são selecionados anualmente com base no feedback de milhões de membros do Tripadvisor. Os Melhores dos melhores destacam não apenas as escolhas populares, mas as experiências verdadeiramente excepcionais que fazem os viajantes voltarem.

Visite a página Os Melhores dos Melhores dos Viajantes para obter listas atuais de categorias e vencedores.

Sobre o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

O Parque foi criado em 1961 e está localizado entre os municípios de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante e Colinas do Sul e envolve uma área de 240.586,56 hectares de Cerrado.

Foi declarado Patrimônio Mundial Natural em 2001 pela UNESCO

Desde 2018, que o Parque foi concedido à iniciativa privada, que investiu R$ 14 milhões para melhoria da infraestrutura, que inclui controle de acesso ao parque, recepção de visitantes, venda de ingressos, alimentação, loja de conveniência, espaço de campismo das Sete Quedas e transporte interno. Mas a gestão do Parque continua sendo executada pelo ICMBio.

Além da conservação da biodiversidade e geodiversidade, o Parque Nacional tem como objetivos a pesquisa científica, a educação ambiental e a visitação pública.

As caminhadas e banhos de cachoeira são as principais atividades no Parque, nas imensas paisagens da Chapada em uma viagem pelo Cerrado brasileiro em antigas rotas usadas por garimpeiros, que hoje são utilizados pelos visitantes.

Quando ir

O Parque pode ser visitado durante o ano todo. Normalmente, o período de seca vai de maio a outubro e as chuvas se estendem de novembro a abril.

Como chegar

A entrada do Parque está localizada no distrito de São Jorge, a 36 km do município de Alto Paraíso de Goiás.

De Brasília-DF, são cerca 260 km até a entrada do Parque. O acesso é feito pela BR-020, em direção à Formosa-GO. No trevo, pegar a BR-010, sentido Alto Paraíso. Após cruzar a divisa do Distrito Federal com Goiás, a BR-010 passa a se chamar GO-118. Chegando a Alto Paraíso, vire no trevo à esquerda em direção a São Jorge e siga pela GO-239 por mais 36 km.

O caminho de São Jorge até a portaria do Parque tem menos de 1 km de extensão, sendo possível ir caminhando, de bicicleta ou de carro.

Distâncias da portaria do Parque aos centros mais próximos:

Brasília: 260 km

Goiânia: 460 km