Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

O ENCONTRO DO FÓRUM DO TURISMO DO VALE DO PARAÍBA (porvavadaluz)

O Fórum do Turismo do Vale do Paraiba é uma instância de governança que veio para dizer para o que veio e vem a cada dia que se passa, a cada reunião, crescendo cada vez mais e solidificando seus projetos e podemos assim dizer, sonhos. Sonhos haja vista uma equipe de membros abnegados, capazes e sonhadores com dias melhores para seus municípios e região.

O encontro que além da participação de 10 Municípios do Vale, contou com a presença da sociedade civil e do Superintendente do Banco do Nordeste do Brasil o Sr. Wesley Mácio Gonçalves Maciel e sua equipe.

Todos os prefeitos presente tiveram vez e voz, inclusive alguns que não vieram mas seus representantes legais fizeram uso da palavra.

O Cerimonial ficou a cargo do Secretario de  Turismo de Ingá, Vava da Luz, que desejou em nome do Prefeito  Manoel da Lenha, boas vindas e agradecimentos a todos.

Baseado no princípio de que TODA UNANIMIDADE É BURRA o chefe do cerimonial e Secretario Vava da Luz teceu algumas criticas e fez alguns apelos aos gestores presentes no que foi respondido pelos gestores um por um num combate desleal, poi fui só eu para bater e nove pra bater em mim.

Criticou o Sr Vava da Luz a falta de interesse que se via abertamente dos gestores pela pasta do Turismo de suas cidades quando alguns funcionários deixava de participar de reuniões, cursos e outras coisas mais por falta de transporte, ou algo que garantisse sua presença e  permanência.

O nosso amigo Nivaldo prefeito da progressista cidade de Umbuzeiro que se fez acompanhar da primeira dama, foi o primeiro a se explicar e arrear o cacete no anfitrião alegando as prefeituras sem dinheiro e um Secretario Cobrador.

Quando eu tinha falado em” Exceções ” era justamente me referindo a ele, NIVALDO como uma das, mas tudo terminou num clima de compreensão e respeito até porque UMBUZEIRO tem duas competentes auxiliares no campo da cultura e do Turismo que recebem todo apoio do Prefeito e nossa estima e admiração.

Nosso amigo ALBERTO, prefeito de Mogeiro foi o único que não rebateu as minhas criticas, mas ao chegar no evento, me avistar , e apertar minha mão, provocou-me um desvio de Clavícula e aguço de Bursite haja vista os fortes saculejo, o que me fez passar alguns dias com o braço na tipóia.

No entanto, Alberto disse algo que eu particularmente achei interessante, que era justamente de que o FORUM esmiuçasse mais seu objetivos para que os Gestores pudessem alcança-los.

O Prefeito de Gurinhém Claudio Madruga, falou e falou muito, se disse eufórico com o festival da Jabuticaba, alfinetou de leve o Vava da Luz e disse não medir esforços para ajudar ao FÓRUM.

O Prefeito de Itabaiana Dr Lucio, também discursou olhando muito para o Secretario Vava da Luz numa prova cabal de reprovação às suas palavras e elencou seus feitos junto a cultura e turismo de sua terra, com a afirmação do Secretario Geraldinho.

Paulo Dalia, prefeito de Juripiranga também descordou do Secretario Vava da Luz e expôs seu trabalho e apoio a cultura e esporte de sua terra.

A Prefeita de NATUBA Janete Santos chegou um pouco atrasada e não ouviu o que disse Vava da Luz, portanto não pode responder a altura do que ele merece, mesmo assim contou da sua terra, do interesse pelo turismo e convidou a todos para a festa da uva.

Desfazendo o protocolo de que aonde tem prefeito vice não fala,  o cerimonial para fazer justiça , concedeu a palavra ao Vice Prefeito de Ingá Robério Burity que falou e foi muito elogiado não só pelo Secretario Vava da Luz como pelo Prefeito Manoel da Lenha.

Contou ainda com representante da Empresa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), Dra Arlene Magna Bacalhao.

Já o Superintendente Estadual do Banco do Nordeste, Wesley Maciel, destacou a importância e o volume dos recursos aplicados pelo BNB na economia da região durante o ano de 2017, em torno de R$ 60 milhões, sendo, dentre todos, o Banco que mais investiu na economia dos municípios paraibanos.  

Com palavras bonitas e animadoras o Superintendente disse tudo que eu queria dizer e mais alguma coisa,sendo que a mais importante foi a de atrair a iniciativa privada, no entanto para isso tem-se que limpar o terreiro e enfeitar a casa, para um bom entendedor…

Ao se dizer Conselheiro do SEBRAE o Dr Lucio Prefeito de Itabaiana solicitou a permanência com o Fórum dos grandes colaboradores Fernanda Melo e Bruno, já que o escriba aqui tinha particularmente depois de uma lavagem cerebral sobre historia, pedido ao Superintendente a permanência do do ESSENCIAL Nazareno nosso companheiro de fé, no que foi prontamente atendido.

Ao fim do encontro, os prefeitos receberam uma proposta de parceria, que será analisada pelos seus departamentos jurídicos, através da qual as prefeituras poderão contribuir com o custeio do Fórum de Turismo, de forma que possibilite seu funcionamento enquanto instância de governança territorial, em busca de sistematizar ações integradas e colaborativas no segmento do turismo entre os municípios da região, objetivando seu desenvolvimento sustentável.

Acho eu que nessa análise  Jurídica poderiam incluir suas Secretaria de TURISMO E CULTURA.

Salgado de São Félix e Itatuba foram representados e muito bem representados pelos Secretários Ademir e Sergio respectivamente.

Moral da Historia, todos DISCORDARAM precisamos ver se ACORDARAM.(Verbo)

Nas considerações finais o Prefeito Manoel da Lenha se disse incrédulo e satisfeito por ter sido aquela a primeira reunião de sua vida que ninguém se levantou nem pra mijar. Agradeceu a presença do todos, prometeu parceria e estudos no âmbito jurisdicional para aplicar no Turismo.

Lembrando que a reunião foi Presidida pelo Sr Presidente José Maximino tendo a Secretaria Ana e a Tesoureira Lucia como auxiliares.