Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

ITAQUATIARAS, UM DIA ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS

APAE3

Hoje tivemos um dia mais alegre que os demais, é que fomos visitados por um grupo de alunos da APAE-Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais que com muita educação, respeito, carinho, e principalmente com muita alegria, observaram nosso monumento e nosso museu, lancharam ao ar livre  dividiram conosco, cantaram e prometeram logo,logo,  voltar com todo o grupo. Agradecemos a visita e desde já expomos nossa alegria em recebe-los.

vavadaluz

APAE APAE1 APAE2

 

O que é a APAE

Em Campina Grande, a APAE foi criada na Semana do Excepcional em 1982 por um grupo de pais, apesar de ser totalmente legalizada não foi possível concretizar o projeto. Somente em Setembro de 1993, duas pediatras, pais, profissionais e amigos se reuniram com a intenção de criar um grupo de apoio aos pais de recém-nascidos, com o passar dos meses se descobriu a existência da documentação da APAE, e o grupo assumiu o desafio de fazer a instituição funcionar como alternativa de atendimento sócio-psico-pedagógico a este segmento da sociedade.

Portanto, a APAE-CG foi criada no dia 01 de Setembro de 1982, no Auditório do Museu de Artes Assis Chateaubriand da Fundação Universidade Regional do Nordeste, reuniram-se representantes de diversos segmentos da comunidade campinense, com o apoio da Secretaria de Educação do Município. No momento, o domínio público passou a Presidência dos trabalhos para o professor Carlton Ferreira da Nóbrega, presidente do Rotary Clube Oeste, que atendendo a solicitação do Sr. Arauto Hugo da Costa que sugeriu em se criar em nossa cidade um órgão de apoio ao excepcional e explicou como funcionava uma APAE.