Em 2022, foram registrados 857 procedimentos de cadastros, atualizações e renovações de prestadores e profissionais de serviços turísticos. No ano seguinte, em 2023, esse número cresceu 59%, totalizando 1251 procedimentos. Nos primeiros seis meses de 2024, foram contabilizados 797 procedimentos, alcançando quase o total de 2022.
O Cadastur abrange acampamentos turísticos, agências de turismo, guias de turismo, parques temáticos, organizadoras de eventos, meios de hospedagem e transportadoras turísticas e opcional para os restaurantes, cafeterias, bares e similares, parques aquáticos e empreendimentos de lazer, locadoras de veículos para turistas, prestadoras especializadas em segmentos turísticos, casas de espetáculos, empreendimentos de apoio ao turismo náutico ou à pesca desportiva, prestadores de infraestrutura para eventos e centros de convenções.
O Cadastro é obrigatório para diversos tipos de empreendimentos turísticos e opcional para outros, desempenhando um papel fundamental na garantia de segurança e confiança para os turistas. Maria José Belizário, coordenadora regional de Serviços Turísticos da PBTur, destaca a importância de estar regularizado junto ao Ministério do Turismo. “Realizamos palestras sobre o Cadastur e fiscalizamos os transportes turísticos nos municípios paraibanos, sensibilizando os profissionais sobre os benefícios e a importância de estarem regularizados”, enfatizou.
Ferdinando Lucena, presidente da PBTur, destaca que o Cadastur desempenha não apenas o papel de regulamentação, mas também serve como uma ferramenta de consulta para os turistas. “Os números crescentes de cadastros e renovações no Cadastur refletem não apenas uma maior adesão dos serviços e das empresas paraibanas ao sistema, mas também fortalece o turismo na região, criando um ambiente mais seguro e profissional para turistas e operadores locais”, ressalta.
O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Miguel Ângelo, destaca que os investimentos do Governo do Estado são fundamentais para o turismo local, trazendo novos equipamentos e fortalecendo a infraestrutura turística da Paraíba. Ele reforça que tais iniciativas têm feito uma diferença significativa no setor, beneficiando diretamente os visitantes e contribuindo para o crescimento do turismo no estado.