Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

IFPB é selecionado pelo Ministério do Turismo para ministrar curso no Nordeste (Alessandra Lontra -)

IFPB é selecionado pelo Ministério do Turismo para ministrar curso no Nordeste

Prceria Ministério do Turismo e Instituto Federal da

Serão ofertados dois cursos para guias de turismo regionais de todos os estados da Região Nordeste

O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) foi escolhido pelo Ministério do Turismo para ministrar dois cursos de Especialização Técnica via EaD em todos os estados da Região Nordeste. Os cursos de Especialização em Atrativos Culturais e Naturais serão direcionados exclusivamente aos guias de turismo regionais que estão no Sistema de Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). O edital de seleção está previsto para ser lançado ainda no primeiro semestre de 2021 com a oferta de aproximadamente 1000 vagas.

Com carga horária de 200h, sendo 160h de teoria na modalidade de Ensino a Distância – EaD e 40h de aula prática, as aulas ocorrerão de forma síncronas e assíncronas. A realização de atividades síncronas, como vídeo conferências, dar-se-ão conforme o projeto pedagógico de curso, localização do professor formador e condições previstas em edital.

Essa é a primeira vez que o Instituto ofertará cursos na modalidade de especialização técnica. A escolha do IFPB se deu por meio de um processo de consulta realizado pelo Ministério do Turismo às Instituições de Ensino superior (IES) das macrorregiões do Brasil. As outras IES selecionadas foram: a Universidade Federal do Tocantins (UFT) pela Região Norte e Centro Oeste, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) na Região Sul e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) no Sudeste.

O projeto será realizado com recursos do Ministério do Turismo e os guias inscritos não precisarão pagar qualquer valor para se inscrever no processo seletivo ou para participar dos cursos. Além disso, estão previstos recursos para auxiliar financeiramente os cursistas quanto à realização de visitas técnicas / atividades práticas.

Os cursos abordarão temáticas relacionadas a meio ambiente e sustentabilidade; patrimônio turístico natural; legislação ambiental; primeiros socorros em áreas naturais; técnicas e práticas de educação ambiental; planejamento de projetos e roteiros turísticos naturais entre outros.

O Instituto Federal da Paraíba está entre as instituições públicas melhor qualificadas na Educação a Distância (EaD) no Brasil. Na última avaliação realizada pelo Ministério da Educação-(MEC), o IFPB obteve nota 5, o conceito máximo, em Educação a Distância.

Ascom IFPB