Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

GOVERNO DO ESTADO CONVIDA SECRETARIOS DE TURISMOS DE MUNICIPIOS DA PARAIBA

“TURISMO POR TODA A PARAÍBA”

SEMINÁRIO DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE TURISMO DA PARAÍBA.

Data: 29/05/2014
Local: Auditório do PBTUR

08h00 – Abertura

09h00

Palestra: Turismo de Experiência – A Nova Oferta Turística da Paraíba.

Palestrante: Regina Amorim – Gestora de Turismo do SEBRAE/PB.

É formada em Economia pela UFPB, 1980, com Especialização em Gestão e Marketing do Turismo pela UNB.

Trabalhou no SEBRAE/AL 1989/1999, onde coordenou o Programa de Desenvolvimento da Indústria de Confecções 1991/1994, atuou em consultoria setorial para revitalização de Centros Comerciais, coordenou o PRODER – Programa de Geração de Emprego e Renda e o Programa SEBRAE de Turismo de 1996 a 1999.

Desde o ano 2.000 está no SEBRAE/PB, na Gestão do Projeto de Turismo, atuando na estruturação dos Roteiros Turísticos da Paraíba, trabalhando de forma integrada e compartilhada com os parceiros, a iniciativa privada e a comunidade através da Gestão Estratégica Orientada para Resultados no Projeto Turismo de Eventos e de Negócios, em João Pessoa, e no Projeto Turismo de Experiência, que inclui municípios do Brejo, Litoral e Cariri. Também coordena o curso Formação de Empreendedores em Eventos, desde 2006, e a RURALTUR – Feira Regional de Turismo Rural desde 2005.
10h30

Palestra: Atividades Criativas com foco na Produção Associada ao

Turismo – O Caso de Chã de Jardim – Areia – PB.

Palestrante: Luciana Balbino – Coordenadora da Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Comunidade de Chã de Jardim.

Luciana Balbino possui graduação em História pela Universidade Federal de Campina Grande (2004). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de jovens e Adultos e do campo, foi vencedora do Prêmio Margarida Alves na Modalidade Memória e Acervo em 2009, faz parte da Academia Areiense de Letras e recebeu o título “Mulher que faz acontecer em Areia”.

 

12h00 – Intervalo para almoço*

*o almoço será oferecido no local do evento
14h00

Palestra: A importância da cooperação público privada para o turismo sustentável.

Palestrante: Tânia Zapatta – Socióloga com pós-graduação em desenvolvimento regional em Paris. Possui larga experiência em projetos de desenvolvimento local, governança e turismo sustentável, gestão e avaliação de programas e projetos, planejamento estratégico e governança com cooperação de atores de território. Foi consultora do Ministério da Integração Nacional, na área de desenvolvimento territorial, no período de 2006 e 2007 e do Ministério do Turismo de 2007 a 2010, no Programa de Regionalização, tendo atuado em vários estados na área de planejamento e governança para o turismo sustentável Prestou consultoria ao Programa das nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) de 1989 a 2000.

 

Atuou ainda como coordenadora executiva do Projeto de Cooperação Técnica Internacional BNDES/Desenvolvimento Local, com Cooperação Técnica do PNUD, até julho de 2003; Foi Secretária de Políticas e Articulação Institucional do Ministério da Reforma Agrária, em 1988.

 

Tem atuado como consultora do SEBRAE Nacional e em diversos estados da federação. Já publicou, em autoria e co-autoria, nove livros sobre as temáticas do desenvolvimento local; gestão participativa; desenvolvimento institucional e construção de parcerias; metodologias participativas, responsabilidade social e terceiro setor; responsabilidade social empresarial e Desenvolvimento Local.

 

É associada fundadora do IADH, tendo atuado como diretora técnica até março de 2012. Palestrante em todo o país na área de governança e turismo. É consultora do BID para formação de equipes na América Latina em Desenvolvimento Local.

 

15h30

Palestra: Caso de Sucesso – Fórum Turístico do Brejo Paraibano.
Palestrante: Fernanda Melo – Presidente do Fórum.

Arquiteta e urbanista desde 1990, com foco em turismo. Acompanha o Fórum de Turismo do Brejo Paraibano desde sua criação, quando ocupava uma Gerência na Secretaria de Estado do Turismo da Paraíba. Hoje na presidência, há 9 meses, busca parcerias e inovações para o desenvolvimento sustentável do turismo na região do Brejo Paraibano.

 

17h00

Entrega certificados aos Interlocutores Regionais dos Fóruns Turísticos da Paraíba.
17h15

 Conversa e Cultura (apresentação cultural e coffee break).

convite