Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Governo do Estado da Paraíba assina primeiros contratos para construção de hotéis no Polo Turístico Cabo Branco nesta quinta-feira (15)

Governo do Estado da Paraíba assina primeiros contratos para construção de hotéis no Polo Turístico Cabo Branco nesta quinta-feira (15)

Polo Turístico Cabo Branco, em João Pessoa (PB) – Foto: Cinep/Divulgação

Nesta quinta-feira, (15.10), depois de mais de 30 anos do Projeto, o Polo Turístico Cabo Branco, localizado no Distrito do Turismo, se tornará realidade. O governador João Azevêdo assinará às 10h, no Centro de Convenções, o contrato com os empresários que atenderam ao edital de chamamento público para  implantação de hotéis no local. A solenidade, devido ao coronavírus, será para 100 convidados, entre autoridades, trade turístico e imprensa. Entre as autoridades convidadas, o Secretário de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões (SNAIC), do Ministério do Turismo, Lucas Fiuza, já confirmou presença. Os nomes dos grupos contempladas só serão divulgados durante a solenidade de assinatura dos contratos para construção dos empreendimentos.

A construção de hotéis na área do Polo Turístico Cabo Branco será um marco para o turismo paraibano. O Governo da Paraíba espera gerar, com a construção dos hotéis, mais de 5 mil empregos diretos, indiretos e induzidos que terá uma movimentação financeira de R$ 355 milhões no Estado. Além disso,  consolidará a Paraíba no cenário nacional e internacional, como um destino turístico sustentável, uma vez que o Polo está cercado pela maior reserva ambiental da Paraíba. Por meio do Decreto nº 37.653/2017, o Parque das Trilhas passou a ser a maior área de conservação de Proteção Integral na Paraíba, em Área Urbana, com 578,548 hectares, ficando à frente da Reserva de Vida Silvestre da Mata do Buraquinho, que tem 517,80 hectares e do Parque Estadual da Mata do Xém-Xém, com 182 hectares.

O Polo Turístico Cabo Branco também possui uma legislação específica no que diz respeito aos tributos municipais (ISS), com incentivos da ordem de 60%.  Para concretizar o projeto, o Governo do Estado concedeu incentivos tanto para a aquisição dos imóveis, quanto para os incentivos fiscais (ICMS).

Polo Turístico Cabo Branco – É o maior Polo Turístico planejado do Nordeste, possui uma área de 654 hectares com 35 lotes, sendo 19 para o setor hoteleiro, 5 para o setor de animação, 10 para comercial e serviços e 1 para o setor de eventos.

Nessa ação, serão destinados cinco lotes entre 3,3 e 18,85 hectares, sendo três deles para a instalação de hotéis e resorts, um para o setor de animação e um para o setor de comércio e serviços.

Atualmente, integra o projeto do Polo Turístico Cabo Branco, o Centro de Convenções, que já está em operação. O equipamento possui mais de 48 mil m² de área construída e capacidade para receber 20 mil pessoas, simultaneamente, em seus quatro prédios principais, dentre os quais se destaca um dos mais modernos teatros do Brasil, com capacidade para 3 mil expectadores: o Teatro Pedra do Reino.

Alessandra Lontra