A equipe da Record Europa esteve em Campina Grande para a exibição, em primeira mão, do programa Giro sobre o São João da Paraíba, com destaque para o Maior São João do Mundo. O evento aconteceu na última terça (24) no Escritório de Representação do Governo do Estado em Campina Grande, voltado para a imprensa e o trade turístico da região.
O programa faz parte de uma série de seis que estão sendo produzidos, mostrando os destinos turísticos e as potencialidades econômicas do estado, que serão exibidos para mais de 150 países a partir de novembro. A iniciativa é do Governo do Estado e visa atrair turistas e investidores para a Paraíba.
Prestigiando este momento, estiveram presentes Marília Barros, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens da Paraíba – ABAV-PB; Divaildo Jr, presidente do Sindicampina; Kamila Albuquerque, analista do Sebrae Campina Grande; Lucinei Cavalcanti, presidente da Associação dos Comerciantes do Maior São João do Mundo; Gitana Pimentel, representando os artistas campineses; Gabriela Torres, representando a Vila Sítio São João, entre outras pessoas ligadas ao turismo paraibano.
A equipe da Record Europa falou sobre o trabalho dos bastidores e deu alguns detalhes dos próximos programas que terão a Paraíba como destaque. Eles estiveram no estado durante o mês de junho e voltaram agora para completar as gravações, que se passaram pela Rota do Sanhauá, Costa das Falésias, Cariri, Brejo, Curimataú, Vale dos Dinossauros e Vale dos Sertões. A produção de energias renováveis e o setor industrial com foco na sustentabilidade também serão abordados nas reportagens que dessa vez também irão contemplar áreas de interesse econômico como forma de estimular a atração de investimentos estrangeiros.
“Esta é uma ação muito importante de internacionalização da Paraíba, onde vamos mostrar para a Europa e países da África, Ásia e aqui na América todo potencial do nosso estado. É o nosso São João, as nossas belezas naturais, a gastronomia, cultura, artesanato, tudo sendo apresentado com forte potencial turístico e também de investimento nessas diversas áreas”, destaca Rosália Lucas, secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico do Estado.
Para o delegado comercial da Record Europa para o Brasil, Tom Ramos, os dias de gravação foram intensos, de muito aprendizado e ele está confiante nos resultados da audiência dos programas. “Esses 25 dias foram de muito trabalho, mas também de um prazer imenso conhecer a riqueza cultural e estrutural desse estado e, principalmente, o povo tão acolhedor, tão hospitaleiro e gentil. A gente vai tentar passar ao máximo disso que a gente sentiu aqui para o público desses mais de 150 países que vão nos assistir e acreditamos muito que vamos atrair potenciais turistas e investidores para a Paraíba.”
Joana Xará, jornalista, produtora e apresentadora do programa Giro, disse que “viveu a Paraíba” de forma intensa e que vai tentar passar ao máximo tudo o que viu e sentiu no estado. “O que eu tentei fazer através das minhas palavras, do meu sorriso, é que eu genuinamente estava feliz. E eu quero passar mesmo isso para todas as pessoas, para a Europa, África, Japão, Israel, para o mundo que a Paraíba é um ótimo estado para existir, para viver, para conhecer a cultura, a história, a arte, o povo e, por mim, eu volto aqui umas vezes mais”.
Os seis programas Giro falando sobre a Paraíba irão ao ar no início de novembro através da Record Europa e, em seguida, os vídeos ficam disponíveis no site do programa recordeuropa.com/programas/entretenimento/giro.