Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

ENCONTRO REGIONAL DO FÓRUM DO TURISMO SUSTENTÁVEL DO VALE DO PARAÍBA

 

ENCONTRO REGIONAL DO FÓRUM DO TURISMO SUSTENTÁVEL DO VALE DO PARAÍBA

O município de Ingá recebeu na última quarta-feira, 07 de março, mais um encontro do Fórum Regional de Turismo Sustentável do Vale do Paraíba. O evento, realizado nas dependências do Parque Estadual das Itacoatiaras do Ingá, contou com a participação de prefeitos e secretários de 10 municípios da região do Território do Vale do Paraíba, além de representantes da iniciativa privada e sociedade civil em geral. Contou ainda com representante da Empresa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), e com a ilustre presença do Superintendente Estadual do Banco do Nordeste, o Sr. Wesley Mácio Gonçalves Maciel, que veio acompanhado de sua equipe.

No encontro, o Fórum mostrou aos convidados seu Planejamento Estratégico, sua missão, sua visão de futuro, bem como as ações e os objetivos a serem perseguidos nos próximos 5 anos. Trabalho que contou com a orientação dos consultores do SEBRAE, Fernanda Melo e Bruno Flávio.

Os prefeitos participaram ativamente do encontro, mostrando as potencialidades de cada município e demonstrando confiança nessa instância de governança que está em início de estruturação.

Já o Superintendente Estadual do Banco do Nordeste, Wesley Maciel, destacou a importância e o volume dos recursos aplicados pelo BNB na economia da região durante o ano de 2017, em torno de R$ 60 milhões, sendo, dentre todos, o Banco que mais investiu na economia dos municípios paraibanos.  Comentou que, além da concessão de crédito aos agentes produtivos, o BNB atua fortemente nas ações de articulações para o desenvolvimento, através da ação dos Agentes de Desenvolvimento. Disse que o BNB apoiou a formação do Fórum de Turismo do Vale do Paraíba desde o início, através de seu Programa de Desenvolvimento Territorial (PRODETER) e continuará participando das ações relacionadas ao processo de estruturação da região turística do Vale do Paraíba. “O turismo vem ganhando cada vez mais importância e destaque no cenário econômico, enquanto instrumento de geração de ocupação e renda de forma democrática e inclusiva e, consequentemente, contribuindo na melhoria da qualidade de vida das pessoas que moram nas regiões que tem explorado essa atividade de forma sustentável e profissionalizada”, destacou Wesley.

Ao fim do encontro, os prefeitos receberam uma proposta de parceria, que será analisada pelos seus departamentos jurídicos, através da qual as prefeituras poderão contribuir com o custeio do Fórum de Turismo, de forma que possibilite seu funcionamento enquanto instância de governança territorial, em busca de sistematizar ações integradas e colaborativas no segmento do turismo entre os municípios da região, objetivando seu desenvolvimento sustentável.

 

Colaboração NF