Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

EMBRATUR LANÇA EDITAL PARA CAPTAR EVENTOS DO SEGMENTO MICE

embra

Instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos poderão se inscrever para realizar ações que tornem o Brasil sede de encontros de negócios

 

A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) lança, nesta quarta-feira (16), no Diário Oficial da União, edital para o programa Apoio à Captação ou Promoção de Eventos Internacionais.  Instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos poderão participar com projetos de  ações específicas para tornar o País sede de encontros que atraiam o turista de negócios.

 

De acordo com o presidente do Instituto, Vicente Neto, o turismo de Negócios e Eventos, conhecido no mercado turístico como MICE (Meetings, Incentive, Congress and Events), é considerado um segmento estratégico de um programa que apoia a prospecção de eventos esportivos, congressos e convenções.

 

“Esse visitante apresenta perfil diferenciado do turista de lazer, pois possui alto poder aquisitivo e gasto médio elevado. A Embratur trabalha com uma política sistematizada de apoio à captação e promoção de eventos que trazem este tipo de turista para o País, e desde 2004, vem ampliando a sua atuação dentro deste segmento”, afirma Neto.

 

Os interessados têm de 31 de julho a 29 de agosto para cadastramento e envio das propostas. Os projetos serão julgados por Comitê Técnico previamente nomeado pelo Instituto, com base nos seguintes critérios: quantidade de participantes, rotação do evento, número de edições anteriores, número de turistas estrangeiros e capacidade técnica. Os critérios foram estabelecidos em Portaria da Embratur nº 57, no último dia 8 de julho.

 

Eventos internacionais no Brasil

Em dez anos, os congressos e convenções de negócios realizados no Brasil registraram um aumento de 408%. Conforme os dados divulgados pela ICCA (Internacional Congress and Convention Association), entre 2003 e 2013, o total de eventos sediados no País passou de 62 para 315. No mesmo período, o número de cidades que sediaram esse tipo de evento subiu 145%, passando de 22 para 54.

 

O ranking divulgado mostra que o Brasil permaneceu entre os dez países que mais recebem congressos e convenções associativas, liderado pelos Estados Unidos.

 

Mais informações sobre prazos, orientações, requisitos, entre outros, acesse: http://bit.ly/1oICEIn