Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

ECOS DA REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO FÓRUM DO TURISMO EM ITABAIANA

  • por

Sucesso, descontração, pazes, e mais muita objetividade e seriedade marcaram o encontro extraordinário do Forum Sustentável do Turismo do Vale do Paraiba na Câmara Municipal de Itabaiana na sexta feira próxima passada, 15.

Tendo como articuladores, o Prefeito de Itabaiana Dr Lucio Costa e o Vice Prefeito de Ingá Roberio Burity,( O Carrapato) e na Presidência a Sra Renaly Oliveira, o  encontro reuniu Prefeitos das Cidades de Umbuzeiro (Nivaldo) de Pilar ( Benicio) de Salgado (Adjailson) de Natuba ( Janete) de Itatuba, (Aron), Alberto (Mogeiro) além dos Prefeitos de Itabaiana Dr Lucio o anfitrião e o Prefeito de Gurinhem ( Madruga) que não só representava os prefeitos do Forum, sua terra, como também a COGIVA.

Dois vice prefeitos Roberio Burrity de Ingá e Ze Capela de Mogeiro

O Prefeito de Ingá, acredito não ter sido convidado, mas sua terra foi muito bem represntada por seu Vice e Secretario de Turismo

A mesa foi composta da seguinte forma:

  1. Luciano Souza – Sebrae – Gerente Unidade de Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas
  1. Clévia Paz- Articuladora da 12a Regional de Cultura,   representando o Secretário de Cultura do Estado, professor Damião Ramos Cavalcanti
  1. GustavoFeliciano – Secretário Estadual do Turismo e Desenvolvimento Econômico
  1. Deputado Federal Damião Feliciano
  1. Alex Azevedo Chefe de Gabinete do Senador Veneziano Vital do Rego
  1. Dr Pedro José da Silva, Presidente da Câmara Municipal de Itabaiana
  1. Lúcio Flávio Costa – Prefeito Constitucional de Itabaiana
  1. Robério Burity Vice-prefeito de Ingá
  1. Renaly Oliveira- Presidente do Fórum Regionalde Turismo Sustentável Vale do Paraíba
  1. Alessandra Lontra- Gerente Executiva do Turismo do Estado, representando Ivan Burity, secretário executivo de Turismo Estadual

11.Representando os prefeitos do Fórum Cláudio Madruga, presidente da Cogiva

  1. Geraldinho Sousa, secretário de desenvolvimento econômico, representando os secretários municipais
  1. Nazareno Félix – Agente de Desenvolvimento, representando o BNB

 

A nossa Fada Madrinha interlucutora do Programa, Alessandra Lontra , que por força da função que exerce tem que se dividir sem arranhar ninguém, mas que de há muito è notória a sua vontade de ver nosso sertão virar mar, ou seja, que o fluxo turístico e cultural da nossa Paraíba saia da beira d’agua, migre para nossas belezas tão encantadoras das quais ele demonstra seu apreço e admiração.

Pois é Alessandra , disse que a iniciativa da realização da assembleia foi bastante positiva, inclusive porque foi um exemplo de parceria e articulação bem feita. “Por isso é necessário o apoio dos gestores municipais e da iniciativa privada, do apoio tanto financeiro, quanto de articulação para que se possam alcançar objetivos. O Fórum de Turismo do Vale do Paraíba é um exemplo de união, força de vontade e foco para os Fóruns que ainda não se formalizaram”, declarou.

Ainda de acordo com Lontra, no ano de 2016 toda a região do Vale do Paraíba, com exceção de Ingá, que teve que migrar para outro Fórum, ficaram de fora do Mapa do Turismo da Paraíba.

Já o Secretario de Turismo de Ingá,  Vavá da Luz, que também foi representando a Academia de Cordel do Vale,  à sua maneira, alfinetou quem de direito fosse perguntando a Secretários de Estados e Deputados presentes e mandando um recado para os ausentes, questionando sobre o primeiro patrimonio rupestre tombado com Patrimonio Nacional, e agora a UNESCO o coloca entre seis patrimonios para ser Patrimonio da Humanidade, se aquilo na cabecinha dels não tinha a menor importancia ?

Pediu ainda o Secretario Vava da Luz em forma de súplica que não só as autoridade como o FÒRUM como um todo colocassem seu tão sonha TREM DAS ITACOATIRAS  sobre os trilhos.

Agradeceu a colaboração de Alessandra Lontra e do Secretario Executivo dp Turismo Ivan Burity pelo empenho e atenção que vêm dando aos projetos inerentes a Ingá na aérea do turismo.

A nossa amada Presidente veio fervendo, indagando, questionando, dando ideias, e pedindo sem cuia na mão. Pedindo com imposição de quem sabe o que fazer com os resultados o que foi motivo de longos e proveitosos debates.

Presenças importantes e marcantes como a de Regina Amorim (SEBRAE) Vereadores de Itabaiana, Secretarios de todos os Municipios do Vale.

Finalizando republico do Concierge :

Acordos Firmados

Na Assembleia ficou acordado entre os participantes que eles se comprometeriam em   contribuir com as ações do Fórum, ficando acertado que o deputado Federal, Damião Feliciano, que já estaria marcando uma reunião com o ministro do Turismo, Marcelo Antônio Álvaro na próxima semana para tratar sobre o assunto do Trem e Dnit. Também foi acordado que o Sebrae irá contribuir com ações de sensibilização para os empresários da região, e o Banco do Nordeste (BNB) oferecerá linhas de crédito para os empresários. Finalizando a assembleia houve um comprometimento entre os prefeitos da Região que irão formar uma comissão de engajamento junto ao órgão de infraestrutura, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), para dar entrada ao processo de concessão e legalização da linha férrea.