Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

CONHEÇA AS MARAVILHAS DE PITIMBU

Aos amantes da natureza que procuram relaxar apreciando o cheiro da mata verde e um banho de mar em águas limpas e cristalinas, o cenário único é no município de Pitimbu, litoral sul da Paraíba. Distante apenas 65 km da capital João Pessoa, o município possui a maior orla de todo o litoral paraibano, com 26 km de faixas de areia, 13 praias e 4 estuários onde os turistas podem desfrutar das piscinas naturais, fazer passeios de quadriciclo por praias isoladas e caminhar em mirantes sobre falésias avermelhadas.

Pitimbu conta com uma orla diferenciada de todas as praias que fazem sucesso no Nordeste, a exemplo de Maragugi, Pipa, Porto de Galinhas, entre outras de destaque no litoral nordestino. Conforme o prefeito do município, Leonardo Barbalho, existe um projeto arquitetônico feito pela arquiteta e consultora Fernanda Melo, que visa resgatar as origens do município. “Antigamente o município de Pitimbu se chamava Porto dos Franceses, onde os franceses aportavam na praia. Então, nós estamos reconstruindo a história, projetando uma orla voltada a cultura francesa”, revelou.

De acordo com o prefeito no projeto arquitetônico tem um grande diferencial com chamamento para o turismo da Europa, em estilo colonial puxado para a cultura francesa, construção dos quiosques em alvenaria e a iluminação terá detalhes arquitetônicos arredondados. A repaginação do local foi decisiva para a nova realidade do turismo na orla, fazendo com que o fluxo na movimentação tenha dobrado e a geração de emprego e renda triplicada já que hoje os antigos barraqueiros são empreendedores. O processo de requalificação de Pitimbu foi iniciado em dezembro de 2018, através da Prefeitura da cidade com apoio e orientação do Sebrae-PB.

Houve uma realocação das barracas que ficavam à margem do rio Mucatu; fechamento da rua ao acesso de veículos e todos os proprietários dos quiosques, cozinheiros e garçons passaram por uma capacitação sobre atendimento, práticas culinárias e a criação de um prato-chefe. No último mês de agosto a Prefeitura Municipal, por meio da secretaria de Turismo e Meio Ambiente, inaugurou o novo complexo turístico chamado “Porto dos Franceses”. Trata-se de uma ampla praça de alimentação composta por lojinhas para a gastronomia e para o artesanato local. Essa requalificação dos espaços urbanos de Pitimbu faz parte do processo de melhoria da infraestrutura visando proporcionar mais conforto e atrair mais turistas para o município.

O complexo turístico conta com oito lojas para comercialização de artesanatos que foram selecionados por tipologia, para que o turista possa comprar peças feitas com a quenga de coco, com a fibra da palha do coqueiro, com as escamas de peixe, com as conchas de mariscos, macramê, fuxicos, crochê e outros trabalhos manuais. O município também conta com a Reserva do Abiai by Parrachos Clube Day use com passeios ecológicos, lugar perfeito que fica localizado em uma área muito bem preservada da mata atlântica, a beira do Rio Abiaí e também a beira mar da praia de Pitimbu.

É lá que você vai desfrutar de deliciosos passeios de barco, banhos em águas cristalinas e fazer trilha de 4×4 na reserva do Abiaí. O novo conceito de Day use é um empreendimento do grupo Asenza Beach Resort em parceria com o Parrachos Praia Clube, cujo objetivo é realizar o turismo com responsabilidade, mantendo à preservação do meio ambiente. Esse foi o motivo que levou o grupo a escolheu a Fazenda Cabeça da Reserva do Abiai, lugar repleto de riqueza natural, belíssimas paisagens, vegetação exuberante e fauna preservada, que abriga uma área de um 1 milhão de metros quadrados com mata nativa.

Muito bem preservadas, Pitimbu conta com as Igrejas Rosário dos Pretos, Nossa Senhora da Penha de França, Santa Rita de Cássia e a do Senhor do Bonfim. No cento da cidade um dos pontos turísticos é o Sobrado dos Gondins, uma edificação construída no início do século passado, que foi à casa de verão da família Gonçalves Gondim, dona das terras onde nasceu a cidade. Conforme o escritor Coriolano de Medeiros, em seu Dicionário Corográfico da Paraíba, Pitimbu significa em linguagem indígena ‘Olho D`água do Fumo’. Primitivamente, Pitimbu era conhecido como Porto Francês e chegou a alcançar grande prosperidade.

A Colônia Pitimbu recebeu muitas visitas de estrangeiros interessados na troca do Pau Brasil com os índios. Naquela época o local ficou conhecido como Porto dos Franceses, porque esse povo atracava embarcações para negociar com índios. Os franceses foram os primeiros freqüentadores. Depois chegaram os portugueses. Alguns historiadores acreditam na possibilidade do município de Pitimbu ser mais antigo que a própria Capital, pela existência de várias aldeias de índios Tabajaras ao sul do Cabo Branco. Uma visão geral da beleza natural de Pitimbu pode ser vista no Mirante Senhor do Bonfim.