Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Comitiva do MTur visita Paraíba para conhecer Polo Turístico e Fortaleza de Santa Catarina visando atrair investidores (Alessandra Lontra )

Comitiva do MTur visita Paraíba para conhecer Polo Turístico e Fortaleza de Santa Catarina visando atrair investidores

Visita da Comitiva do MTur à Fortaleza de Santa Catarina, em Cabedelo (PB) – Foto: Divulgação

Pasta estuda parcerias de atração de investimento para o maior polo turístico planejado do Nordeste

Uma comitiva do Ministério do Turismo esteve nesta quinta-feira (13.08) em João Pessoa (PB) para visitar o Polo Turístico Cabo Branco, maior polo turístico planejado do Nordeste. A equipe, composta pelos secretários executivo, Daniel Nepomuceno, executivo-adjunto, Higino Brito, e secretário nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões, Lucas Fiuza, conheceu a fundo o projeto que disponibiliza lotes para instalação de serviços de hotelaria, animação, setor comercial em uma área estratégica da cidade.

O secretário-executivo, Daniel Nepomuceno, destacou a importância do Pólo para o fomento do turismo na região, principalmente, com a retomada iminente do setor. “O projeto é completo e agressivo para atração de investimentos. Logo que a pandemia passar, precisamos estar preparados para aproveitar as oportunidades, e nós podemos auxiliar nessa facilidade de atração de resorts. O projeto também está situado numa área verde e segue os padrões de sustentabilidade, o que é fundamental para muitos empreendedores”, pontuou.

O secretário nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões, Lucas Fiuza, também elogiou a iniciativa da gestão estadual. “Vocês estão saindo na frente, gerando um novo ambiente de negócio, com segurança jurídica, legislação aprovada e infraestrutura. Podem contar com todo nosso suporte no processo de atração de investidores”, acrescentou.

Na oportunidade, o governador da Paraíba, João Azevedo, evidenciou as potencialidades turísticas e a localização estratégica do Estado e destacou a infraestrutura preparada pelo governo para assegurar a atração de investimentos para o Polo Turístico Cabo Branco. “Já existem grupos interessados e que nos enviaram propostas, que estão sendo analisadas. Também temos o foco de tornar esse equipamento em um ponto de atração nas áreas de animação e comércio”, comentou.

Após visita in loco na área do Polo Turístico Cabo Branco, a Comitiva seguiu para uma agenda na Fortaleza de Santa Catarina, onde foi recepcionado pela presidente da Companhia Docas da Paraíba (Docas-PB), Gilmara Temóteo, e a equipe do Porto de Cabedelo.

Na Fortaleza, a presidente apresentou projetos como a interligação entre o Porto de Cabedelo e a Fortaleza, com o objetivo de atrair navios de cruzeiros, como também apontou a possibilidade de construção de um Terminal de Passageiros na área portuária. A presidente reforçou que a Docas-PB está sempre de portas abertas para o constante diálogo com o objetivo de fortalecer e desenvolver o Porto e seu entorno.

Secretário Executivo do Turismo da Paraíva, Gilson Lira com a comitiva do MTur – Foto: Divulgação

A comitiva foi acompanhada pelo secretário do Turismo e do Desenvolvimento Econômico, Gustavo Feliciano, pelo presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), Rômulo Polari, pelo secretário executivo do Turismo, Gilson Lira e pelo secretário executivo da Representação Institucional, Adauto Fernandes.

POLO TURÍSTICO CABO BRANCO – O Polo Turístico Cabo Branco possui uma área de 654 hectares com 35 lotes, sendo 19 para o setor hoteleiro, cinco para o setor de animação, dez para comercial e serviços e um para o setor de eventos. Um novo edital de chamamento público para a implantação de empresas no Polo Turístico Cabo Branco foi divulgado no final de julho deste ano. Neste segundo edital, estão sendo oferecidos cinco lotes que contemplam além do setor urbanístico hoteleiro, áreas para comércio, serviços e animação turística.

Com esta ação, o governo estadual trabalha para que a Paraíba se destaque não só no turismo cultural, de sol e praia, negócios e eventos, como também seja referência no turismo sustentável, apresentando ao turista a preocupação com o meio ambiente, com a sociedade e a economia paraibana.

MTur