Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Araruna lança Passaporte da Trilha de Longo Curso neste sábado (25) (Alessandra Lontra )

Araruna lança Passaporte da Trilha de Longo Curso neste sábado (25)

Parque Estadual da Pedra da Boca, em Araruna (PB) é um dos trechos do percurso da Trilha de Longo Curso – Caminhos das Ararunas – Foto: Na Trilha Comigo/Divulgação
Passaporte da Trilha de Longo Curso – Caminhos das Ararunas – Foto: Divulgação

O Passaporte da Trilha de Longo Curso “Caminhos das Ararunas” será lançado neste sábado, (25), às 19h no auditório da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no Municípios de Araruna. Esta é a primeira trilha de longo curso da Paraíba e do Nordeste, e tem como objetivo incentivar o turismo ecológico e a conservação ambiental da região. O “Caminhos das Ararunas” conta com um percurso de 120 quilômetros, e passa por quatro municípios: Araruna, Tacima, Dona Inês e Riachão. A trilha vai proporcionar uma experiência inesquecível por lugares como matas e cachoeiras.

Quem fizer a trilha receberá o passaporte com informações sobre pontos de apoio, primeiros socorros, marcações, dados dos caminhantes, entre outros. A Trilha conta com o apoio de todas as prefeituras por onde a Trilha passa, da Agência do Sebrae Araruna e do Fórum Regional de Turismo Sustentável do Curimataú. O prefeito de Araruna, Vital Costa, está empolgado com o lançamento do passaporte, e acredita que é mais uma ação para impulsionar, divulgar e promover o turismo em Araruna.

 

Araruna é famosa na Paraíba pela promoção de esportes de aventura. É em Araruna que está localizado um dos maiores atrativos naturais do estado, o Parque Estadual da Pedra da Boca, além dos Cânions do Macapá e Serra Verde. Arauna também possuí uma Rampa de Voo Livre onde o piloto brasileiro Glauco Pinto bateu os recordes Sulamericano e Mundial, na sua asa delta. Não é a toa que a Araruna já é considerada “A Capital Paraibana da Aventura” e a trilha de longo curso vem incrementar a vocação natural do município para os esportes de aventura. O secretário de Turismo de Araruna, Edvaldo Costa, disse que Araruna vive um momento excepcional no turismo.

Trilha de Longo Curso – Caminhos das Ararunas – Foto: Ale Lontra

A Trilha “Caminhos das Ararunas” tem oito trechos, que podem ser feitos a pé, correndo (trail running), de bicicleta ou a cavalo, finalizados em dias seguidos, ou em dias separados, de maneira intercalada. Todo o percurso está registrado nos aplicativos eTrilhas e Wikiloc, cujo acesso não depende de internet, e é demarcado com a sinalização padrão, com as pegadas nas cores amarelo e preto, utilizadas nas trilhas que integram a Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e que são internacionalmente conhecidas. O passaporte da Trilha Caminhos das Ararunas funciona como um documento de registro da jornada do trilheiro, onde são carimbados pelos próprios moradores ou representantes de associações rurais cadastrados na trilha, os pontos de controle ao longo do percurso. A cada etapa concluída os trilheiros recebem um carimbo.

Ao concluir os Caminhos das Ararunas, o turista receberá um certificado. “A ideia é que os viajantes levem daqui uma lembrança, que pode ser guardada permanentemente como prova de uma experiência única. O projeto também ganha relevância porque cria um vínculo entre os aventureiros e os moradores das comunidades locais, estabelecendo um intercâmbio cultural e fomentando a economia dessas localidades”, afirmou o coordenador da trilha, Ricardo Câmara.

O lançamento do passaporte da Trilha Caminhos das Ararunas é uma iniciativa importante para a promoção do turismo sustentável na região, incentivando o turismo de aventura e ecoturismo, que promovem o contato com a natureza e a cultura local, ao mesmo tempo em que estimulam a conservação ambiental.

Além disso, o passaporte também pode ser utilizado como uma ferramenta de monitoramento e gestão da Trilha, permitindo que as autoridades e organizações responsáveis pela manutenção da rota possam coletar informações sobre o uso da trilha e a percepção dos turistas em relação à experiência de caminhar pelo Caminhos das Ararunas.

 

 

Uma equipe de jornalistas de turismo segue a convite da Prefeitura de Araruna e do gestor da Trilha para divulgar o evento. Eles cumprem roteiro de conhecimento que inclui visita ao Cânion da Serra Verde e a Pedra da Macambira, dois importantes atrativos naturais do município, visita ao Hotel Fazenda Nega Joana, passeio histórico e cultural, e o lançamento do passaporte da Trilha na UEPB. A programação também inclui apresentações da Banda de Música 12 de Agosto e do Grupo de Projeções Folclóricas Araraunas, além de um coquetel.

Instagram: @caminhosdasararunas

http://www.redetrilhas.org.br/