Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Vinil supera vendas de CDs pela primeira vez desde 1987

(GIF: Pinterest | Reprodução)

Vintage is the new cool. Provando que não é mais apenas um hobby para pais e hipsters, o vinil está passando por um grande ressurgimento na música mainstream, e aumentou suas vendas pelo 16º ano consecutivo.

  • Em 2022, pela primeira vez desde 1987, os discos de vinil venderam mais que os CDs nos EUA, com 41 milhões de unidades contra 33 milhões.

Hoje, os discos empoeirados dos boomers respondem por 71% de toda a receita do formato físico da música. Também no último ano, as vendas de vinil aumentaram 17% na terra do Tio Sam, totalizando US$ 1,2 bilhão.

Não foi só por lá. Outras pesquisas mostraram que o interesse no formato retrô de escutar música também cresceu de forma semelhante no Reino Unido, Alemanha, Japão e Coreia do Sul.

Quem está comprando? 💿

A nostalgia pode até ser um dos motores do mercado, mas as gerações mais jovens também estão apreciando os discos. No ano passado, a Taylor Swift foi a artista que mais lucrou com a moda, vendendo 1,7 milhão de discos de vinil.

Apesar do retorno impressionante, os serviços de streaming — como Apple Music e Spotify — representaram 84% da receita total de música em 2022, crescendo 7% em relação ao ano anterior.