Não é tão incomum que as pessoas tenham preferência por um tipo físico e ex-namorados parecidos, mas fique sabendo que existe um motivo para isso

Pode existir uma explicação científica para que você sempre sinta atração por um “tipo” específico de pessoa. Pesquisadores da Universidade de Davis, no estado da California, nos Estados Unidos, fizeram uma análise para tentar entender o que faz um pessoa ficar atraída por outras parecidas, e os resultados mostram que o motivo pode ser o círculo social. 

A pesquisa analisou o motivo de pessoas sentirem atração por outras com as mesmas características de antigos parceiros
shutterstock

A pesquisa analisou o motivo de pessoas sentirem atração por outras com as mesmas características de antigos parceiros

O estudo foi publicado no “Journal of Personality and Social Psychology” e analisou características de mais de mil casais heterossexuais. De acordo com os resultados, a maior parte das pessoas já teve parceiros anteriores com o mesmo tipo físico do parceiro atual. Além da aparência, questões como afinidade religiosa, experiência educacional e inteligência também aparecem na lista de semelhanças entre o atual parceiro e os antigos relacionamentos. 

Porém, a razão para que os ex-namorados sejam todos altos e tenham o cabelo castanho não está diretamente ligado com esse ser seu “tipo”.  Os pesquisadores descobriram que “tudo é uma questão de circunstâncias”, especialmente porque seu “tipo”, na realidade, é o tipo das pessoas que te cerca na escola, no trabalho ou em casa — e não porque você está procurando subconscientemente.

Por outro lado, o estudo também indica que quando você se sente atraída fisicamente por um homem, isso está ligado à sua própria atratividade, ou seja, as pessoas sentem atração por outras com características físicas semelhantes e buscam essas qualidades em cada novo companheiro.

Escolhendo um namorado

Apesar dos relacionamentos surgirem entre as pessoas do mesmo círculo social e as características gerais, como a educação e experiências de vida, serem provavelmente semelhantes, os autores ainda acreditam que a escolha de um novo namorado é aleatória. Além disso, o aumento de romances através de aplicativos e sites de namoro pode tornar o círculo mais diverso. 

Em entrevista ao portal “Rewire”, um dos autores do estudo, o professor de psicologia Paul Eastwick, afirma diz que o namoro online dá às pessoas mais uma escolha ativa sobre as pessoas que vão conhecer, mesmo assim, os fatores de atração ainda são os mesmos e é bem provável que ela sejam fisicamente parecidas com antigos parceiros.