Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

DA ESCOLINHA DO PROFESSOR VAVÁ : Saiba como aumentar a lubrificação feminina e ter mais prazer?

Especialista em sexualidade e colunista do iG Delas, Cátia Damasceno explica de que forma melhorar a lubrificação e acabar com a secura vaginal

O caminho para o prazer sexual é dividido em três etapas: desejo, excitação, e o tão esperado orgasmo . A especialista em sexualidade e colunista do Delas, Cátia Damasceno, criadora do projeto Mulheres Bem Resolvidas, explica que existem casos de mulheres que não conseguem obter a lubrificação feminina necessária e, por isso, podem não completar todas as etapas do prazer.  “Quando isso acontece, a penetração pode ser dolorosa”, explica. “A lubrificação insuficiente costuma ser um dos principais motivos para mulheres não chegarem ao orgasmo”, completa. 

Cuidar da lubrificação feminina pode significar mais prazer no sexo
shutterstock

Cuidar da lubrificação feminina pode significar mais prazer no sexo

Ela também conta que os motivos que levam à falta de lubrificação feminina podem ser variados. “Pode ser decorrente do entupimento de glândulas, de problemas hormonais, ou questões emocionais e psicológicas”, alerta.

Para explicar o que pode ser feito, Cátia ensina que é preciso prestar atenção ao próprio corpo durante o sexo e também notar seus sentimentos. “Problemas emocionais podem fazer com que a mulher não sinta vontade ou excitação, e por isso elas não vão chegar ao ponto de produzir a lubrificação natural. Mas se você sente tesão, provavelmente trata-se de um problema físico”, comenta a especialista. Assim, Cátia lista o que deve ser feito para aumentar a lubrificação da mulher:  

1. Evitar o excesso de uso do sabonete íntimo

Segundo a colunista, utilizar muito sabonete íntimo pode ser um problema. “Sem deixar de lado a sua higiene íntima, verifique se você não está usando uma quantidade muito grande do produto, o que pode alterar o pH da flora vaginal. Pode ser que mudar a marca e o tipo de sabonete ajude um pouco mais”, considera.

2. Procurar um médico

Cátia destaca que a visita ao ginecologista ou até mesmo ao endocrinologista pode ajudar a verificar se a saúde relacionada à produção de hormônios está indo bem. “Verifique hormônios como tireoide, TG3, TG4, cortisol, prolactina, testosterona livre e testosterona total”, resume. “O médico também pode analisar se as glândulas estão entupidas”.

3. Reduzir o consumo de álcool e café

Principalmente durante o período de tratamento para aumentar a lubrificação, é importante reduzir o consumo de bebida alcoólica e café, que costumam desidratar o organismo.

4. Praticar pompoarismo

Considerada uma das melhores práticas para aumentar a lubrificação feminina, o fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico ajuda a desentupir as glândulas e estimula a produção do líquido lubrificante. “E ainda facilita o processo para chegar ao orgasmo”, finaliza Cátia. Quer tirar mais dúvidas sobre sexo? Acompanhe a coluna da Cátia Damasceno  no Delas!

 

Fonte: Delas – iG @ /vavadaluz