Quer engatar um relacionamento sério ou reanimar a relação de anos? Veja algumas dicas simples, mas que farão toda a diferença na sua vida amorosa

O início de um novo ano é o momento perfeito para olhar criticamente para a sua vida amorosa e sexual e pensar o que está funcionando ou não. Seja para quem está solteira ou em um relacionamento sério, é interessante fazer um balanço para começar o ano da melhor forma.

 

casal

shutterstock

Aproveite o início do ano para colocar o relacionamento na balança e ver o que pode ser melhorado

Ao site Daily Mail , a sexóloga Tracey Cox listou algumas dicas simples, mas infalíveis, para quem quer melhorar a vida amorosa e “dar um up” no relacionamento em 2020. Segundo ela, o primeiro passo para começar o ano com o pé direito é conseguir ser feliz sozinha. Esse é o pontapé inicial para conhecer alguém interessante e até melhorar o namoro ou casamento.

Ela aconselha reservar 30 minutos do seu dia para fazer aquilo que ama. “Leia, pratique ioga, faça um hobby, escute música, pratique esportes e cuide da sua saúde. Quanto mais saudável, mais feliz”, pontua.

Abaixo, as principais dicas para melhorar a vida amorosa em 2020:

Dicas para as solteiras

mulher sentada no sofá
shutterstock

Ser feliz sozinha e dedicar um tempo a si mesma é importante

Faça sexo apenas quando quiser

Se você não se sentir confortável para fazer sexo, não faça. É comum sentir-se pressionada para ter uma relação quando se está saindo com alguém pela primeira vez. “Não tenha medo de dizer: ‘Na verdade, quero conhecê-lo antes de fazermos sexo – e isso pode levar mais do que algumas semanas”, fala a sexóloga. Ele ficou assustado? Que pena! Então não era o homem para você.

Abandone amizades coloridas

Sabe aquela pessoa que você busca quando está se sentindo carente ou só quer massagear o ego? Deixe-as no ano passado. “Se você quer um relacionamento duradouro, essas pessoas são empecilhos. Aparecer na casa do seu amigo toda vez que você deseja amor ou sexo satisfaz os seus desejos, mas não apresenta uma solução a longo prazo”, diz.

Tenha em mente o que você quer

Pegue um papel e anote o que você quer e o que não quer em um parceiro. Isso lhe ajudará a ter em mente qual é realmente seu objetivo em um relacionamento e te livrará de algumas furadas, já que você não seguirá adiante quando perceber que ele não corresponder o que busca.

Dicas para quem está em um relacionamento

casal na cama
shutterstock

Demonstrar amor nas pequenas coisas e manter a comunicação garante um bom relacionamento a longo prazo

Saia de relações tóxicas

Às vezes queremos salvar um relacionamento, mas não percebemos que estamos vivendo uma relação tóxica que apenas nos prejudica. Nesses casos, o melhor a fazer é romper a relação e, como a primeira dica diz, ser feliz sozinha.

Para saber se você está ou não em um relacionamento saudável , Tracey sugere responder à pergunta: “Seus amigos e familiares gostam do seu parceiro?”. A resposta deve ser sim. Caso contrário, é hora de rever a relação. Claro, conflitos existem e nem sempre todos se dão bem. Porém, mesmo que haja um conflito de personalidade, as pessoas próximas reconhecem que ele te faz bem e o aceitam. Vale analisar o cenário.

Demonstre amor nas pequenas coisas

Um erro comum é deixar de demonstrar o amor nas pequenas coisas do dia a dia. Tracey pontua que estudos afirmam que são os pequenos e frequentes gestos de amor que fazem as pessoas felizes. “Envie uma mensagem com um simples ‘eu te amo’ ou leve um chá para ele na cama”, sugere.

Converse sobre sentimentos

A sexóloga comenta que é muito comum que nos relacionamentos as conversas se reduzam à trabalho, filhos e tarefas domésticos. “Vocês precisam falar sobre frustrações, sonhos e sentimentos”, aconselha.

Caminhe ao ar livre com o seu parceiro

Sim, isso mesmo. Vá para um parque, praça ou qualquer outro ambiente que aproxime vocês da natureza para uma caminhada. Ela explica que andar ao ar livre vai fazer com que vocês se sintam melhor, além de obrigar a deixarem o celular de lado para conversar. “Andar lado a lado ao invés de se encarar também facilita a resolução de problemas”, revela.

Escreva um “livro do casal”

Tracey ensina colocar um caderno e uma caneta em um local de fácil acesso para os dois. “Ali, escrevam notas um para o outro. Notas de agradecimento pelas coisas boas que um faz pelo outro, por exemplo. Se sentir raiva, escreva o motivo e o que o seu parceiro pode fazer para melhorar. Se quiser que algo mude no seu relacionamento, anote. Está muito feliz e apaixonado? Isso entra lá também!”, explica.

Para os casais que não conseguem se comunicar muito bem, essa é uma ótima forma de expressar suas necessidades. “Adquira o hábito de verificar o livro diariamente ou semanalmente, dependendo da frequência de escrita”.

Fale abertamente sobre sexo

É muito importante falar abertamente sobre suas preferências sexuais com quem você se relaciona. O erro está em pensar que isso não é mais importante após anos de namoro ou casamento. Tracey explica que é comum os gostos mudarem e querer experimentar coisas noivas. “Mostre a eles como você quer que as coisas sejam feitas”, diz.