Os sinais do orgasmo são perceptíveis por todo o corpo, mas a vagina é a área em que as alterações acontecem de uma forma mais intensa; entenda como

O prazer feminino é um processo de descoberta. Ao contrário dos homens, que focam muito na sensação da penetração, as mulheres dependem de vários estímulos para atingir o ápice — e nem sempre “chegam lá”. Não saber como ter prazer faz com que muitas tenham não só dificuldade para ter um orgasmo, mas também não consigam identificar se já tiveram um. 

 

mulher fazendo sexo
shutterstock

Segundo especialista, existem alguns sinais do corpo (especialmente da vagina) que acontecem na hora do orgasmo

Mas, acredite, dá para saber quando você “chega lá”. “O corpo reage com uma série de mudanças que progridem até chegar ao  orgasmo  . Ele passa a emitir alguns sinais de que o orgasmo está próximo”, explica Erica Mantelli, ginecologista, obstetra e especialista em saúde sexual.

Apesar dos sinais serem visíveis pelo corpo todo, a vagina é a principal parte “afetada”. Assim, a médica explica como essas alterações acontecem antes, durante e depois do clímax: 

1. Vagina fica mais lubrificada e mamilos ficam endurecidos

Segundo ela, já é possível perceber alterações na fase de excitação, bem antes do clímax. “A primeira é a lubrificação, pois a vagina libera secreções para facilitar a entrada do pênis. Há também o alongamento e a abertura do canal vaginal. Em algumas mulheres, há ereção dos mamilos e do clitóris”, comenta. 

2. Vagina e o útero se contraem automaticamente

Durante o orgasmo, a mulher tem uma sensação de prazer físico e contrações involuntárias na musculatura vaginal. “A lubrificação da vagina e a musculatura da pélvis apresentam contrações rítmicas – algumas das mulheres começam a sentir contrações mais fortes e outras mais suaves, o que é normal. A vagina vai se contraindo até atingir o orgasmo e o  útero também se contrai.” 

Entre outros “sintomas” comuns durante o momento de prazer, a médica cita o aumento da frequência cardíaca e da respiração, o rosto fica mais rosado e os seios ficam sensíveis. 

3. Vagina relaxa, mas ainda tem pequenas contrações

Depois de “chegar lá”, a mulher sente a vagina relaxar, mas ainda pode ter pequenas contrações involuntárias. “Seu corpo também relaxa e é como se você estivesse um pouco anestesiada”, diz a especialista. 

 

Quanto tempo dura um orgasmo?

Segundo Erica, a duração média de um orgasmo é de seis à 10 segundos, podendo durar até 20 segundos. “Não dura mais que alguns poucos segundos, mas é arrebatador e dá para saber que aconteceu”, reforça. Além disso, ela também menciona que a mulher, quando estimulada, pode levar oito minutos para “chegar lá”, mas isso pode variar de acordo com a pessoa e o momento.