Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

DA ESCOLINHA DO PROF. VAVÁ – 60% das pessoas consideram sexo o mais importante da relação

60% das pessoas consideram sexo o mais importante da relação

No dia 6 de setembro é comemorado, anualmente, o Dia do Sexo. Para marcar a data, uma pesquisa feita pelo Inner Circle mapeou a importância que os solteiros dão ao sexo no relacionamento e chegaram a conclusão que 60% deles apontam a sexualidade como a parte mais importante da relação.

Mas fica o questionamento: o sexo é tão importante assim? A resposta é afirmativa. A sexualidade é, inclusive, considerada um aspecto fundamental na qualidade de vida humana. Em uma relação — seja duradoura, seja casual —, essa ferramenta é poderosa para a conexão do casal.

“O sexo é uma forma íntima de estar com o outro, mesmo nas relações casuais, há uma troca potente. Mesmo que a interação seja apenas do momento. Ou quando a conexão é a sós, com o próprio corpo, proporcionando consciência corporal” , explica a sexóloga Aline Cristina de Moraes.

Apesar de todos os benefícios, é importante saber respeitar também um momento em que, por qualquer motivo que seja, a sexualidade não esteja em primeiro plano. Isso evita o famoso sentimento de culpa por não estar tão sexual assim.

“Acho importante que o sexo tenha valor na relação a dois e individual, mas é comum em determinados momentos a gente usar essa energia, que é a mesma, para outras coisas. Não é só o sexo que libera hormônios neurotransmissores que nos fazem sentir bem. Podemos usar de hobbies, esportes, amizades, o importante é se conectar”, defende a terapeuta sexual Luísa Miranda.

Tipos de sexo

Explicada a importância do sexo em um relacionamento, vale ressaltar que ele não se trata só da penetração tradicional e pode acontecer de várias formas, com diversas intensidades e com propostas diferentes.

Para quem quiser aproveitar o Dia do Sexo para experimentar novas formas de praticá-lo, a sexóloga Tâmara Dias indica cinco opções:

Sexo de reconciliação

“Esse sempre vem com aquela vontade de mostrar para o outro o que ele poderia perder. A vantagem desse sexo é que pode ter romance com safadeza, porque fica um clima romântico de demonstrar que existe afeto, mas também a vontade de dar muito prazer para compensar o desentendimento que tiveram”, explica.

Contudo, vale sempre ressaltar que brigas e questões do casal não devem ser puramente resolvidas na cama. O sexo é sempre bem-vindo. No entanto, é preciso também haver diálogo para que os dois não deixem nada em aberto.

Sexo matinal

Ainda que exista quem não seja fã, há até mesmo estudos que comprovam os diversos benefícios do sexo matinal – tanto para o casal quanto para os indivíduos em si, como melhora do humor e disposição durante o dia.

“Esse é ótimo porque já começa o dia com bom humor, pele corada, sorriso no rosto. Costuma ser mais rápido, porém tem seus efeitos durante todo o dia”, diz.

Sexo selvagem

Babado, confusão e gritaria. Na mesma proporção que um sexo romântico é gostoso, uma transa selvagem pode deixar lembranças inesquecíveis. Vale lembrar que, com consentimento e segurança, entre quatro paredes vale tudo. “Esse sexo não tem pudores, certo ou errado, e sempre tem muito tesão e entrega. Você pode se soltar sem se sentir julgado(a) e se entregar totalmente para o prazer”, diz.

Sexo fetichista

Ainda que se trate de um casal baunilha (termo usado no mundo fetichista para denominar pessoas que não são adeptas), é sempre válido tirar um dia para tentar um fetiche que interesse os dois.

“Se permitir algo diferente pode ajudar no autoconhecimento e ainda trazer à tona prazeres que a pessoa nem sabia que eram possíveis. A vantagem desse sexo é que te permite ressignificar suas práticas, preconceitos e tabus, e ainda te abre um leque de novas possibilidades de sentir e dar prazer”, explica Tâmara.

Sexo com jogos

Nada melhor para esquentar o relacionamento do que lançar mão de jogos eróticos e brincadeirinhas quentes. Que tal tirar um dia para fazer sexo regado a jogos? “Os jogos eróticos sempre trazem uma pitada de emoção e expectativa por sugerir algo que talvez vocês nunca tenham se permitido”, aponta.