Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

ZÉ GANHA DE ESTELA NA REJEIÇÃO/CARTAXO GANHA DE TODO MUNDO NO 2º TURNO/AGRA TEM APROVAÇÃO DE 47%

  • por

O candidato do PT à prefeitura de João Pessoa, Luciano Cartaxo (foto), lidera a pesquisa Ipespe, com 28% das intenções de voto. O petista está cinco pontos percentuais à frente do candidato do PSDB, Cícero Lucena. O tucano detém 23%, segundo a pesquisa. O candidato do PMDB, José Maranhão, aparece na terceira colocação, com 18%. Na quarta posição vem a candidata do PSB, Estela Bezerra, com 12%. Renan Palmeira (PSOL) obteve 1%, enquanto que Antônio Radical (PSTU) e Lourdes Sarmento (PCO) não pontuaram. Os votos brancos e nulos somam 7% e os indecisos 10%.

Em outras pesquisas realizadas pelo Ipespe, Luciano ocupava o terceiro lugar. Em julho, após o registro das candidaturas, ele contava com 12% contra 27% de José Maranhão e de Cícero Lucena. Estela estava com 7% na última pesquisa Ipespe. O novo levantamento foi realizado nos dias 25 e 26 de setembro, com 800 entrevistas. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos, dentro de um intervalo de confiança de 95,5%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral, sob o protocolo 00095/2012.

Na reta final da campanha, o candidato do PT tem sido alvo de ataques de todos os seus adversários. Ele tem adotado a estratégia de não revidar, procurando fazer uma campanha propositiva. Os números da pesquisa mostram que a sua candidatura está melhor posicionada entre os eleitores do sexo masculino (29%) e Cícero Lucena se destaca entre as mulheres (25%).

ZÉ GANHA DE ESTELA NA REJEIÇÃO

O ex-governador José Maranhão, candidato do PMDB, é o que detém o maior índice de rejeição na pesquisa Ipespe realizada nos dias 25 e 26 de setembro. Ele aparece com 40%, seguido de Estela Bezerra (PSB), com 35%. Bem próximo de Estela está Cícero Lucena (PSDB), com 34%.

A pesquisa mostra ainda Antônio Radical (PSTU) com 30% de rejeição, Renan Palmeira (PSOL) com 26% e Lourdes Sarmento (PCO) com 25%. Em último lugar na rejeição aparece Luciano Cartaxo (PT), com 19%. Brancos e nulos são 6% e indecisos, 6%. Na última pesquisa Ipespe, divulgada em julho, Estela ocupava o primeiro lugar em rejeição, com 33%, Maranhão tinha 28%, Cícero, 23%, e Cartaxo 19%.

CARTAXO GANHA DE TODO MUNDO NO 2º TURNO

O deputado Luciano Cartaxo bateria todos os seus adversários num segundo turno em João Pessoa. O Ipespe simulou vários cenários incluindo o petista e os principais candidatos. Na disputa com Cícero Lucena, ele levaria a eleição com 42% contra 31% do adversário. No cenário em que aparece com José Maranhão, Luciano teria 49% contra 27% do peemedebista. Já no confronto com Estela Bezerra a vitória seria de 48% a 24%.

No cenário em que Cícero disputa o segundo turno com José Maranhão, ele leva a melhor, com 38% contra 30% do adversário. Indo ele e Estela para o confronto, o tucano venceria por 39% a 31%. No cenário em que aparecem José Maranhão e Estela Bezerra a vitória seria da socialista, com 37% a 35%.

AGRA TEM APROVAÇÃO DE 47%

A gestão do prefeito Luciano Agra mereceu a aprovação de 47% dos eleitores entrevistados pelo Ipespe. A máquina da prefeitura tem sido acusada de trabalhar em favor da candidatura de Luciano Cartaxo, inclusive com denúncias de excesso de contratações de servidores. A semana que passou foi de intenso bombardeio contra a gestão de Agra, que sofreu uma baixa, com a exoneração do secretário Alexandre Urquiza.

A pesquisa Ipespe mostra que 8% dos eleitores avaliam como ótima a gestão de Agra e 39% como boa. De forma negativa, ela obteve 15%, sendo 6% de ruim e 9% de péssima. Os que avaliam como regular somam 35%. Não sabem ou não responderam 3%. Agra tem melhor aprovação entre os homens (51%), com o ensino superior (54%) e com renda familiar mensal superior a dois salários mínimos (51%)

Não é possível comentar.