Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

VOCÊ SABE QUANDO SEU CASAMENTO ESTÁ EM CRISE ? ( Prof. Marcos Bacalháo)

 

 

TODO CASAL PASSA POR CRISES, TODO CASAMENTO TEM

     marcos baclhao                              SEU MOMENTO DE LUTO. MAS… O GRANDE DESAFIO

                                   ESTÁ AÍ, EM SUPERAR ESTAS CRISES E VENCER EM PROL

                                   DA FAMÍLIA E DO AMOR QUE OS UNIU.

            A falta de comunicação entre um casal é um dos indícios de que algo não vai bem. Quando as conversas (mesmo as mais simples) sempre terminam em brigas,             ou somente um dos parceiros se impõe na tomada de decisões relativas ao casal ou aos filhos é sinal de que a relação está sendo unilateral, provocando ressentimentos, raiva, e outros sentimentos negativos em um dos companheiros.

            Na verdade é preciso encarar “de frente” o motivo que levou à briga, tentando buscar soluções que agradem aos dois. O grande problema, é que é realmente difícil em algumas situações agradar a ambos. Mas acredito que quanto mais se “contorna” os problemas, mais difícil fica no futuro resolvê-los pois a tolerância em relação a eles vai ficando menor, o que geram atitudes “explosivas” de um  ou dos dois parceiros e conseqüentemente mais brigas.

            Será que podemos reatar o amor e minimizar os problemas? Acredito que no relacionamento com o outro é muito importante exercer a capacidade de ceder com o objetivo de ter uma melhor convivência. Mas enfatizo que os dois precisam exercer esta atitude. As vezes a rotina desgasta o relacionamento do casal, o deixando monótono, para mudar isso é necessário ter atitudes inovadoras com o objetivo de surpreender o outro e reacender o sentimento do início da relação. Às vezes coisas muito simples podem ajudar, com por exemplo olhar o álbum de fotos do casamento juntos, relembrar bons momentos, etc.

            Existem vários motivos que podem levar ao término de um relacionamento como por exemplo: mudança de prioridades, falta de comunicação, pouco companheirismo, não compartilhamento dos problemas, e pouca afetividade na relação. Mas independente de qual a razão for, quando há o sofrimento psíquico de um dos componentes é preciso rever a relação pois esta pode estar causando mais prejuízos emocionais do que aspectos positivos e ganhos para o casal.

            Você acha que a crise no casamento é sinônimos de traição? Não necessariamente. A traição pode ser uma conseqüência  de        que algo não anda bem na relação do casal. Quando a insatisfação atinge o nível físico, emocional, sexual é comum um dos componentes buscar outra pessoa para suprir estas necessidades.

O casal pode tentar buscar sozinho a solução para seus problemas. Porém muitas vezes é necessário o auxílio de uma pessoa de fora  para tentar ajudar a melhorar a dinâmica, Nestes casos é importante procurar terapeuta de casal com o objetivo de diminuir o sofrimento psíquico que está causando os conflitos e buscar soluções para uma melhor convivência. Além disso, na terapia são trabalhados aspectos como auto-estima, auto-confiança, diálogo, etc. Porém a terapia pode ser individual ou de casal, isso depende muito da necessidade do casal.

            Uma atitude importante é a do casal se conscientizar que existe um problema atrapalhando a relação de ambos. Feito isso é importante que cada um deles se aproprie da sua parte neste problema, e não jogar a culpa no outro. Juntos podem ir buscando soluções para uma melhor convivência, desde o problema mais simples até os mais complexos. Tenho dito!

Não é possível comentar.