Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Vital reafirma luta em prol da dinamização da gestão do turismo paraibano

  • Vital e comitiva com o ministro do Turismo
Vital e comitiva com o ministro do Turismo

 

Um dos segmentos que mais cresce no Brasil é o turismo. Atento a essa indústria e preocupado em valorizar os potenciais turísticos do nosso Estado, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), comemorou a aprovação do Plano Nacional de Turismo (PNT) 2013-2016 publicado na última quinta-feira (25), no Diário Oficial da União. Vital destaca que o texto pretende colocar o Brasil entre as três maiores economias turísticas do mundo até 2022.

O senador Vital obteve a garantia por parte do ministro do Turismo Gastão Vieira que é indicado pelo PMDB no governo da presidente Dilma de que a meta do PNT é aumentar o número de turistas estrangeiros, incentivar o turismo interno e o aumento na oferta de postos de trabalho no setor. O Plano Nacional do Turismo estabelece um conjunto de diretrizes, metas e ações que orientam a atuação do Ministério do Turismo, em parceria com outros setores da gestão pública”, detalha Gastão Vieira.

Juntamente com Ministério do Turismo, o parlamentar paraibano pretende estimular a elaboração de planos regionais e locais de desenvolvimento turístico para a Paraíba, com o objetivo de fortalecer a gestão descentralizada.

Entre as metas do PNT estão aumentar o número de viagens domésticas. Neste âmbito o senador Vital que elaborou o relatório final da Subcomissão Temporária sobre a Aviação Civil (Cistac), onde apontou as soluções para os principais problemas aéreos brasileiros, ressalta que foi trazido de volta o tema da aviação geral debatendo exaustivamente assuntos como a interlocução com o setor, a regulação e a fiscalização técnica e o acesso aos aeroportos. “O plano vai nos auxiliar a incrementar a chegada de turistas estrangeiros no Estado; incentivar o brasileiro a viajar mais pelo Brasil; e aumentar a competitividade do setor turismo brasileiro. A presidente Dilma nos confirmou ontem (29) que o governo vai subsidiar passagens aéreas em voos regionais para que os preços se tornem competitivos, destacou Vital.

Perfil dos turistas – Tanto o senador como o presidente do SindHotel, Geraldo Lima concordam que o Estado precisa definir o perfil de turistas que deseja priorizar para receber. Eles ressaltam o potencial do turismo da 3 idade do turismo religioso.

Segundo Geraldo Lima, esta decisão é fundamental para definir a projeção que o setor possa ter na Paraíba. Na opinião do presidente do Sind-Hotel, o melhor tipo de turista é o da terceira idade. “Nossa estrutura, com praias de fácil acesso, hotéis próximos à beira-mar e equipamentos concentrados em uma mesma região, é ideal para turistas com mais idade. No entanto é preciso atenção quanto à estrutura para os nativos, para a população local e o que a atividade poderá oferecer de retorno para ela, justifica Lima.

A valorização não tem acompanhado o crescimento do setor, mas a rede receptiva da Paraíba tem recebido bons profissionais das áreas de turismo, administração e marketing, conforme relatou Geraldo Lima. “Com muitos profissionais ganhando o mínimo, a mão de obra não é respeitada, já que o setor cresce bastante”, comenta.

Para Vital, apesar da Paraíba ter a terceira maior taxa de pessoas acima de idosos (acima de 60 anos), o nicho continua ainda mal explorado em termos de negócios. A população idosa cresceu 16,2% na Paraíba entre 2009 e 2011, passando de 432 mil para 502 mil, com 13,1% do total de paraibanos acima dos 60 anos. Em 2009, o Estado ocupava o quinto lugar do país com maior percentual de pessoas com 60 anos ou mais. Agora, está em terceiro neste ranking. O número de idosos no Estado foi apontado pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad 2011), divulgada em setembro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Quem apoia o posicionamento do senador em prol de uma definição de políticas publicas do Estado para esse mercado é a analista técnica do Sebrae, Nelijane Ricarte. “Nossa população envelhece cada vez mais e o perfil do idoso mudou. O número de pessoas da terceira idade que prefere ficar em casa descansando vem minimizando muito. Eles estão cada vez mais ativos, e um leque de oportunidades de negócios se abre para este público, mas, na Paraíba, este é um mercado que está em aberto.

O senador peemedebista que é titular da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) alega, porém alguns entraves que impedem o pleno desenvolvimento do turismo no Estado, como a falta de investimentos para o agenciamento, organização, promoção, intermediação e execução de programas relativos ao turismo, seja ele o rural, religioso. Além de destacar que a falta de segurança pública na Paraíba tem afastado muitos turistas.

Ele cita, como exemplo a mais recente pesquisa do Instituto Consult onde apontou que o medo da violência urbana na capital é de longe o maior problema para os 52,8% dos pessoenses que opinaram. “A 2ª posição no ranking entre as capitais brasileiras com mais homicídios, afasta uma grande parcela dos turistas que poderiam estar visitando e fazendo nossa economia girar, ressaltou Vital.

Inscrições – Recentemente o peemedebista paraibano obteve a garantia do por parte do ministro do Turismo de que o MTur vai investir até 17 de maio R$ 750 mil em projetos de estados e municípios voltados para o fortalecimento do segmento de turismo religioso no país, no ano em que será realizada a Jornada Mundial da Juventude no Brasil.

Turismo Rural

Recentemente Vital foi relator do projeto (PLS 65/2012 – complementar), que impôs um teto de 3% à alíquota do ICMS sobre os serviços prestados no meio rural, visando fortalecer a cadeia produtora.

Copa 2014

Vital do Rêgo foi o relator do projeto da Lei Geral da Copa aprovado no Senado, e vem defendendo que a Paraíba seja uma sub-sede do mundial. Ele também é titular da Subcomissão Temporária de Acompanhamento da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos 2016, criada no âmbito da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR).

Na visão do senador, João Pessoa pode ser sim opção para hospedar as equipes classificadas para o torneio, o que deve atrair mais turistas para a capital. De acordo com Vital o desafio maior que pode inviabilizar o projeto é o fato do Estado não ter realizado os investimentos necessários em projetos de infra estrutura e em equipamentos que atendessem aos critérios exigidos pela FIFA. “Mas vamos continuar lutando para tornar real o sonho dos paraibanos de ver a Paraíba como uma das Subsedes da Copa, garantiu.