Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

VITAL O REGRA TRÊS DE RENAN (Chico Pinto)

chicoQuem corre cansa e quem anda alcança, diz a sabedoria popular. Talvez por não obedecer esta regra o senador paraibano Vital do Rego, tenha sido catapultado,  pelo menos por enquanto, para assumir o Ministério da Integração Nacional, vago com a saída do pernambucano Fernando Bezerra, e decantado por ele e pela cúpula nacional do PMDB, como nomeação consumada, sem antes receber um aceno e muito menos um convite,  por parte da presidente Dilma Rousseff, a dona da caneta e das rotativas do Diário Oficial.

Vital Rego, mordido pela mosca azul, e com a garantia do intrépido PMDB de que o cargo já era dele, não mediu esforços para colocar a “boca no trombone” e, por conta do entusiasmo, sequer lembrou que a presidente Dilma odeia ministro que se autoindica antes que ela tenha feito qualquer convite.

O certeza de Vital era tão grande, que ele chegou a afirmar ao colunista da Veja,  Lauro Jardim, que “conhecia da matéria e ao assumir não iria mexer em quase nada, o mínimo possível.  A prioridade seria agilizar as obras da transposição do São Francisco. No Nordeste as pessoas acham que a obra está parada, embora a maior parte esteja concluída. Tem que se trabalhar para reverte a percepção contrária da opinião pública”, decantou.

 Este seu gesto foi vital para que o “convite” fosse desfeito da mesma forma que foi anunciado. Ficou o dito pelo não dito e, agora, ele vai ter que esperar pelo chamamento da presidente, prometido para janeiro, junto com a reforma ministerial. Isto é, se até lá, outra sigla, a exemplo do PT, que também deseja o cargo “abocanhe” o tão sonhado ministério.

A nomeação do senador Vital do Rego para o ministério da Integração Nacional, sem sombras de dúvidas,  seria importante para a Paraíba, que passaria a contar com mais um ministro – o outro é o das Cidades, Aguinaldo Ribeiro – e talvez, unidos, descem encaminhamentos aos cruciantes e inúmeros problemas do Estado, que aguardam por soluções.

Na manhã desta quinta-feira, conforme atesta novamente Lauro Jardim, a indicação de Vital do Rego para o ministério de Dilma, faz parte de uma estratégia do presidente do Senado,  Renan Calheiro. “A idéia de Renan é cacifar o senador paraibano para ocupar a presidência do Senado Federal com a sua saída do cargo para disputar o governo de Alagoas”.

“Renan quer garantir o processo de sucessão de sua cadeira e deixar o posto para alguém de sua turma. Com José Sarney ameaçando pendurar a gravata e Eunício Oliveira disposto a deixar Brasília para disputar o governo do Ceará. Vital  é o favorito para assumir a presidência do Senado”, diz o colunista do Radar Online.

Vital do Rego é a regra três de Renan! Um interlocutor do alagoano assegura que o paraibano “já fez dois vestibulares para ficar do tamanho da cadeira: a presidência da CCJ e da CPI de Carlinhos Cachoeira. O ministério seria o último degrau até estar preparado prá chegar ao comando do Senado”.  

Como a estratégia não funcionou, por enquanto, pelo menos serviu para Vital aprender uma lição básica: aquela que não se pode contar com o ovo ainda incrustado no interior da galinha.