Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

VIOLÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR (Prof. Marcos Bacalháo)


marcos baclhaoEsta crônica é resultado de um levantamento reflexivo sobre a violência no ambiente escolar, procurando compreender as causas que levam  a esse fenômeno e como este interfere no processo ensino/aprendizagem. Busca entender o fator da violência enquanto fenômeno desencadeado por indivíduos dentro da escola, identificando as diferentes faces da violência e como esta tem se apresentado com maior evidência.

A violência no ambiente escolar é um problema complexo e sua  resolução requer a participação efetiva de todos os envolvidos: professores, alunos, gestores, comunidade escolar, família e sociedade. Dentro do levantamento realizado foi identificado ainda como forma  de violência o  “ bullying”. Nos últimos tmpos,identificamos a ocorrência de um fenômeno ao qual denominamos bullying (termo inglês que se refere a uma forma específica de violência).

            O foco principal não será o de atribuir à escola, professores e alunos, culpas, e sim, procurar identificar a que tipo de violência estes estão submetidos e até que ponto esse comportamento interfere no rendimento escolar, além de procurar identificar qual a contribuição poderá ser dada para reduzir o problema.

            A problemática da violência na escola, de certa forma,se reproduz na escola, enquanto o ambiente que instrui o cidadão para a vida e para o mundo.

A indisciplina na escola possui diferentes motivos e é a maior causadora da violência, as causas estão nos problemas familiares, inserção social ou escolar, excessiva proteção dos pais, abuso e violência doméstica, carência sociais , influências negativas entre outros. Nestes casos o professor muitas vezes fica impotente a depender de cada situação, No entanto, existem outras causas que resultam de disfunções entre alunos, professores e escola.

            A desmotivação dos alunos e o desinteresse explícito por aquilo que o professor pretende ensinar , interferem no comportamento, deixando muitas vezes o aluno agressivo, são as formas inadequadas sobre os métodos de ensino ou sobre as estratégias de relação na sala de aula que exigem do professor clareza na negociação naquilo pretende fazer trabalhar com os alunos, quando não há regras que estejam em comum acordo entre ambos, o resultado é a insatisfação e indisciplina.

            Diariamente, a mídia através de jornais, revistas e televisão, explicam o envolvimento de pessoas com a violência e, igualmente isto se dá onde eles mais convivem: a escola. Afinal são muitas as dificuldades encontradas nas reflexões acerca da violência nas escolas.

           

 

Ingá, abril de 2013