Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

VEJAS OS DEZ CARROS MAIS VENDIDOS NO PAIS

Corolla lidera ranking mundial de vendas em 2011

Sedã da Toyota somou mais de 1,02 milhão de unidades no ano passado. Confira o top 1

Foto: Toyota

Toyota Corolla XLi

Segundo o ranking elaboradora pela revistaForbes com apoio da consultoria IHS Global, o carro mais vendido no mundo em 2011 foi oCorolla, com cerca de 1,02 milhão de unidades comercializadas em mais de 140 países (o modelo é produzido em 14 países, inclusive no Brasil). O resultado mostra a força da Toyota no segmento, que neste ano viu suas vendas globais recuarem 6% devido aos percalços causados em suas fábricas no Japão, atingidas pelo terremoto e tsunamis em março – o desastre fez GM e VW a ultrapassarem.

A ordem dos carros no ranking também mostra uma nova ordem mundial, puxada principalmente por fabricantes asiáticos, e a receita básica do chamado “carro global”, um veículo produzido em diferentes partes do globo com poucas modificações, o que permite economizar com projetos e grandes adaptações em linhas de montagem. Alguns desses exemplos são o próprio Corolla, além de Focus, Cruze e Jetta. Confira quais foram os automóveis mais vendidos em 2011:

1- Toyota Corolla

Toyota Corolla

Toyota

Carro mais vendido do mundo, o Corolla teve cerca 1,02 milhão de exemplares emplacados em 2011

Produzido desde 1966, o Corolla lidera o ranking mundial de vendas de automóveis desde meados dos anos 1990. Atualmente é produzido em 14 fábricas diferentes pelo mundo em versões sedã, hatchback e perua – no Brasil o carro é fabricado em Indaiatuba (SP) somente no formato sedã. Segundo a IHS, em 2011 cerca 1,02 milhão de unidades do principal carro da Toyota foram comercializadas no mundo.

2 – Hyundai Elantra 

Hyundai Elantra

Hyundai

Colado no corolla, o Hyundai Elantra somou 1,01 milhão de unidade vendidas em 2011

A primeira surpresa da lista, o Elantra, teve um belo salto de vendas em 2011, puxado principalmente pelo aumento da presença da Hyundai nos Estados Unidos e mercados da América do Sul, e deixou de ser um mero coadjuvante. Foram mais de 1,01 milhão de carros vendidos, praticamente encostado no Corolla. O modelo, bem diferente do concorrente da Toyota, é produzido em apenas uma fábrica na Coreia do Sul.

3- Wuling Sunshine

Wuling Sunshine

Hyundai

A van Wuling Sunshine é o veículo mais vendido da China e o terceiro mais emplacado no mundo

O veículo mais vendido da China, atualmente o maior mercado de automóveis do mundo, é figura fácil em qualquer Top 10 de vendas de escala mundial. É o caso da minivan Wuling Sunshine, que vendeu mais de 943.000 exemplares em 2011, de acordo com as contas da consultoria IHS. Usado tanto para o transporte de passageiros como para a carga, a van é resultado de uma parceria da GMcom a Wuling, especialista chinesa em modelos do gênero.

4 – Ford Focus

Ford Focus

Ford

Principal carro global da Ford, o Focus teve cerca de 919.000 emplacamentos em 2011

Considerado o principal automóvel da Ford no mundo, o Focus é sucesso absoluto nos EUA e Europa, onde aliás já está na terceira geração. A segunda geração, também contabilizada, ainda segue oferecida nos demais mercados. No Brasil o modelo à venda vem da Argentina. Quarto colocado no ranking, o veículo somou cerca de 919.000 emplacamentos em 2011.

5- Kia Rio

Kia Rio

Kia Motors

Redesenhado no final de 2010, o Kia Rio virou hit nos EUA e Europa em 2011 e somou 815.000 unidades

Outra surpresa coreana é o Rio, que em 2011 despontou em mercados europeus, nos EUA e Ásia. Como o Elantra, o compacto era apenas um figurante em seu ramo, mas ganhou novo status ao ser resenhado por Peter Schereyer, o conceituado designer alemão que vem surpreendendo com os novos carros da Kia Motors. Vendeu aproximadamente 815.000 unidades no ano passado.

6- Ford Fiesta

VW Jetta

Ford

A nova geração do Fiesta impulsionou as vendas do modelo em 2011, com mais de 781.000 unidades

Outro carro global da Ford é o Fiesta, que virou “New” há dois anos e já faz um tremendo sucesso(a geração anterior também entra na conta). Sexto colocado mundial, o compacto teve aproximadamente 781.000 unidades comercializadas em 2011. Seus principais mercados são a Europa e o EUA.

7- Volkswagen Jetta

VW Jetta

VW

VW mais vendido no mundo, o Jetta chegou a marca de 745.000 unidades em 2011 e superou o Golf

Revitalizado no início de 2011, o Jetta perdeu parte de sua classe e esportividade em troca de mais acessibilidade. Deu certo. O carro é um dos principais pilares da VW nos EUA e também é exportado do México para todo o mundo, inclusive para o Brasil. Impulsionado pelo mercado norte-americano, o sedã somou cerca de 745.000 vendas em 2011.

8- Toyota Camry

Toyota Camry

Toyota

Segundo veículo mais vendido da TOyota, o Camry somou cerca de 726.000 unidades em 2011

Considerado um carro de luxo no Brasil, o Camry é mais acessível em mercados no exterior, em especial no Japão e EUA. O sedã da Toyota posicionado acima do Corolla também resistiu ao abalos sofridos pela montadora em 2011 e se manteve no top 10 de vendas mundial com cerca de 726.000 exemplares vendidos no período. No mercado brasileiro, o modelo oferecido ao público é a série produzida no Japão, com algumas diferenças em relação ao modelo americano.

9- Chevrolet Cruze

Chevrolet Cruze

Chevrolet

O modelo da GM mais vendido em 2011 foi o Cruze, com cerca de 745.000 exemplares vendidos

Apesar do grande volume de vendas da GM no mundo, o único modelo de alguma de suas marcas presentes entre os 10 mais vendidos é o Chevrolet Cruze. O veículo apareceu na lista em 2011 devido a estratégia da montadora, que praticamente dobrou o volume de produção do carro no mundo e passou a exportá-lo para mais países. Conforme o estudo da IHS, o automóvel, contanto as variantes sedã e hatch, vendeu cerca de 691.000 unidades no ano passado.

10- Volkswagen Golf

VW Golf

VW

O Golf é foi o 10º colocado em 2011 com aproximadamente 648.000 emplacamentos no mundo todo

Além do Jetta, outro carro da VW no top 10 é o Golf. Embora seja também considerado um carro global, há grandes distorções entre os modelos disponíveis na Europa e EUA (com a sexta geração do carro) em relação a série em produção (quarta geração) no Brasil. Mesmo assim segue forte nos países onde atua. Em 2011 teve 648 mil unidades vendidas pelo mundo todo