Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Veja em detalhes carros de Genebra esperados para o Brasil

Focado na Europa -daí a grande quantidade de peruas, que formam uma categoria forte naquele mercado- o Salão de Genebra também recebe lançamentos mundiais. Alguns modelos já estão confirmados para o Brasil, outros continuam na “lista de espera”: têm tudo a ver com o mercado nacional, mas as montadoras desconversam.   

Entre os que já têm data para chegar estão dois modelos da Audi, o RS 6, que a marca descreve como a “perua mais veloz do mundo”, e o RS Q3, primeiro SUV compacto da linha mais esportiva da marca. A perua chega no último trimestre e o utilitário, no ano que vem.
Audi R6 (Foto: Luis Fernando Ramos/G1)Audi RS Q3 (Foto: Luis Fernando Ramos/G1)

O RS Q3 conta com motor 2.5, de cinco cilindros, que produz 310 cavalos de potência e 42,8 kgfm de torque, combinado com câmbio S tronic de sete velocidades. Segundo a Audi, o compacto precisa de apenas 5,5 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h. Sua velocidade máxima é de 250 km/h (limitada eletronicamente).

O R6, segundo a fabricante, atinge a velocidade máxima de 305 km/h (quando equipado com o pacote Dynamic Plus). O responsável por tais marcas é o motor 4.0 TFSI V8 biturbo, que gera 560 cavalos de potência e 71,4 kgfm de torque. O câmbio é o Tiptronic, de 8 velocidades.

Mercedes-Benz A45 AMG (Foto: Luis Fernando Ramos/G1)Mercedes-Benz A45 AMG deve demorar
mais que ‘irmãos’ da gama Classe A
(Foto: Luis Fernando Ramos/G1)

Alemães de luxo
A Mercedes-Benz confirmou a chegada do novo Classe A até maio. Renovada, a gama chegou à Europa em 2012. Em Genebra, a “estrela” foi sua versão esportiva, o A45 AMG, o primeiro compacto dessa divisão, que deve vir para o Brasil, mas só depois dos “irmãos”. Com tração nas quatro rodas, o modelo é equipado com motor 2.0 turbo de quatro cilindros, definido pela montadora como “o mais poderoso quatro cilindros no mundo”.

O propulsor desenvolve 360 cavalos de potência e 45,8 kgfm de torque, mas a marca gosta de ressalta que o consumo é de 14,4 km/l. O câmbio é automatizado de dupla embreagem, de sete marchas. Segundo a marca, o conjunto leva o A45 AMG até os 100 km/h em 4,6 segundos e ele alcança a velocidade máxima de 250 km/h.

Mercedes-Benz Classe E (Foto: Luis Fernando Ramos/G1)Mercedes-Benz Classe E
(Foto: Luis Fernando Ramos/G1)

Quem também apareceu em Genebra foi o CLA, outro modelo “de entrada” da montadora alemã previsto para o Brasil, mas ainda sem data. Sua apresentação oficial foi em janeiro passado, em Detroit.

Outro prometido para o Brasil é o Classe E, que também foi renovado e mostrado no último Salão de Detroit. Em Genebra, a nova cara dessa gama foi vista pela primeira vez na Europa, e os carros devem desembarcar no país no segundo semestre.

No mesmo período deve chegar ao Brasil o BMW Série 3 Gran Turismo, outro lançamento de Genebra. O GT tem 4,82 m de comprimento, 20 centímetros a mais do que o Série 3 Sport Wagon, e é 8 cm mais alto (1,49 m). O porta-malas tem 25 litros a mais, totalizando 520 l.

BMW Série 3 Gran Turismo (Foto: Luis Fernando Ramos/G1)BMW Série 3 Gran Turismo
(Foto: Luis Fernando Ramos/G1)

O motor é um 2.0 turbo de quatro cilindros com 243 cavalos e 35,2 kgfm de torque para o 328i. A versão 335i tem o propulsor 3.0 de seis cilindros, turbo, com 304 cv e 41,4 kgfm de torque. O câmbio para ambos é automático de oito velocidades.

Nove marchas
Também chega neste ano o Land Rover Evoque com 9 marchas. O modelo é oprimeiro de série com esse recurso, que vai substituir a transmissão de 6 velocidades nas unidades fabricadas a partir de setembro na Europa. A tecnologia foi desenvolvida pela empresa alemã ZF e permite economizar 4% de combustível sem o sistema start-stop ou 11% com o sistema, que desliga o motor automaticamente quanto o veículo fica parado no trânsito.

Segundo a ZF, relações de marcha mais curtas corresponderão a evoluções na qualidade das trocas, melhor resposta nas acelerações e redução de ruídos em velocidades de cruzeiro. A nova transmissão é 6 mm mais longa, mas 7,5 kg mais leve do que a de seis marchas.

Peugeot 2008 será vendido no Brasil a partir de 2015 (Foto: Luis Fernando Ramos/G1)Peugeot 2008 (Foto: Luis Fernando Ramos/G1)

SUV será brasileiro
Exibido pela primeira vez em sua versão de produção, o SUV Peugeot 2008 vai chegar às lojas brasileiras em 2015, diz a montadora francesa. Ele será produzido em Porto Real (RJ) e vai “esquentar” a briga dos SUV, por enquanto quase restrita ao duelo entre Ford EcoSport e Renault Duster.

O veículo é feito na plataforma do hatch 208, que chega em breve ao Brasil, mas a Peugeot enfatiza que o 2008 é mais comprido, com uma arquitetura diferente, assim como o painel.

Vêm ou não vêm?
Menos “cotados” para desembarcar em breve ao Brasil, pelo menos oficialmente, estão o Volkswagen Golf e o Chevrolet Trax. O hatch alemão foi estrela da montadora no Salão de Paris, em setembro passado, quando foi lançada sua sétima geração, e voltou a ficar sob os holofotes em Genebra, onde recebeu o título de carro europeu do ano.

Chevrolet Trax (Foto: Luis Fernando Ramos/G1)Chevrolet Trax (Foto: Luis Fernando Ramos/G1)

O Trax continua sendo destacado pela General Motors desde Paris -com direito a“gafe” no Salão de Detroit onde um cartaz no estande da marca apontava o Brasil como um dos países em que o SUV é fabricado.

Na época, a GM do Brasil reconheceu o interesse de lançar o Trax aqui, mas disse esbarrar na viabilidade. O modelo será fabricado no México, o que facilita sua importação, mas desde março passado os dois países criaram uma restrição ao número de carros mexicanos que entram no Brasil, e vice-versa. A cota da Chevrolet está bem “ocupada” com a Captiva e o Sonic.

Volkswagen Golf Variant (Foto: Martial Trezzini/Keystone/AP)Volkswagen Golf Variant
(Foto: Martial Trezzini/Keystone/AP)

Para a Volkswagen, o desafio de adaptar a produção do Golf para a nova geração -o que sai da fábrica de São José dos Pinhais ainda é da quarta geração.

O hatch, porém, também será produzido no México, de onde a montadora alemã já traz Jetta, Jetta Variant e Fusca.

Por falar em Jetta Variant, o Golf Variant, como ele é chamado na Europa, já apareceu em Genebra com a nova “cara” da gama, dando pista de que o mercado brasileiro poderá receber a nova geração do Golf primeiro pela perua importada.

G1