Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Veja aqui 67 receitas de arroz que inovam o cardápio do dia a dia

O arroz é um dos alimentos mais tradicionais que estão presentes no dia a dia de todos os brasileiros e faz muito sucesso como acompanhamento dos mais variados pratos, como a dupla imbatível arroz e feijão, sem dúvidas uma preferência nacional.

Super versátil, ele está presente em receitas do mundo inteiro (na Itália virou risoto, no Japão sustenta sushis e por aí vai) e pode ser reinventado a cada dia de acordo com a variação dos ingredientes utilizados na receita. Além do branco e simples tradicional, você pode encontrar outras versões do alimento, como o integral, o colorido, o negro ou com grãos, que o deixam mais nutritivo e saudável.

E mais: o arroz pode ser incrementado em receitas especiais de forno e é também um excelente alimento para preparar saborosas massas, tortas, sobremesas e até mesmo bolinhos para petiscar com os amigos.

Confira ótimas receitas com arroz e corra para a cozinha agora mesmo!

Receitas de arroz para o dia a dia

FOTO: REPRODUÇÃO / GORDELÍCIAS

1. Arroz branco simples: apesar de ser a mais simples, a receita de arroz branco ainda é a mais tradicional e que muitas pessoas ainda têm dúvida de como preparar para que fique perfeito, saboroso e soltinho. É super prático de fazer e rende até quatro porções. Dica: jamais coloque água fria no arroz, pois isso desacelera o cozimento e desanda a receita.

2. Arroz temperadinho: essa é uma receita fácil e rápida para você variar o arroz branco de todo dia. Esse arroz temperado fica delicioso e você pode usar os ingredientes que mais gostar como bacon, frango desfiado, carne picadinha ou desfiada, carne seca ou somente os legumes.

3. Arroz Primavera: para quem ainda não está acostumado a comer legumes, uma boa opção é misturar os vegetais na receita principal. Essa é uma delas! É um arroz leve, delicioso e nutritivo que você pode incrementar também com ingredientes como frango ou atum. Perfeito para o almoço ou jantar!

4. Arroz Biro Biro: o arroz biro biro é uma ótima opção para quem tem sobras de arroz em casa e detesta desperdícios de comida. Feito com arroz cozido, bacon, manteiga, ovos e batata palha, ele é um acompanhamento perfeito para os mais variados pratos. Dica: para evitar que a batata palha fique mole, só misture-a na hora que for servir.

5. Arroz de micro-ondas: para quem adora receitas de micro-ondas, essa é uma super simples e fácil receita de arroz feita no aparelho. Você somente irá precisar ficar olhando a cada cinco minutos na primeira vez que fizer, porque os micro-ondas mudam muito conforme a marca e isso irá evitar que você queime o arroz.

6. Arroz colorido: essa receita é outra ótima forma de reinventar os restos de arroz na geladeira e apostar em pratos diferentes e saborosos. Além de colorido, esse delicioso arroz fica lindo e vale super a pena fazer para um almoço em família. Entre os ingredientes, estão cenoura, linguiça calabresa, ervilhas e tomate.

7. Arroz marroquino: que tal um arroz marroquino gostoso e fácil de fazer? Aqui voce encontra a maneira mais clássica dessa fácil receita. Ela leva como base entre seus ingredientes arroz, peito de frango cozido e desfiado, pimenta síria e sal.

8. Arroz integral: comparado ao arroz branco, o arroz integral é muito mais saudável e nutritivo, perfeito para quem está de dieta ou pretende levar um dia a dia mais leve. Aqui você aprende como prepará-lo de uma forma correta e saborosa, que é fácil de fazer e deixa ele bem soltinho.

9. Arroz negro cremoso: com sabor acastanhado, aroma diferenciado e sabor exótico e marcante, o arroz negro é um dos mais antigos tipos de arroz colorido que existem no mundo que contam com um alto valor nutricional, ideal para dietas e boa alimentação. Essa é uma receita prática e saudável feita com azeite de oliva que com certeza vai te surpreender.

10. Arroz de brócolis: se você pretende preparar um acompanhamento delicioso que substitua o arroz, aposte nessa receita de “arroz” de brócolis, que fica simplesmente maravilhosa e muito menos calórica do que a versão original. Além de ficar pronta em apenas 20 minutos, você precisará somente de três ingredientes: brócolis, manteiga e sal.

11. Arroz de couve flor: bem conhecida entre quem faz dieta, essa receita de “arroz” de couve flor é ótima para quem quiser comer um prato que lembre arroz, porém sem carboidratos, pois conta somente com cebola, sal marinho, couve flor e óleo de coco. É leve, saudável e delicioso!

Receitas de arroz de forno

FOTO: REPRODUÇÃO / SAL DE FLOR

12. Arroz de forno cremoso: esse é um arroz de forno cremoso super gostoso e extremamente fácil de fazer em casa. Basta juntar todos os ingredientes em um refratário e levar ao forno que sua refeição já estará prontinha. Você irá precisar de ingredientes como frango, mussarela, cenoura, azeitona verde, cebola, alho, requeijão, molho de tomate entre outros.

13. Arroz de forno: essa é uma versão simples de uma receita de arroz de forno, que pode ser preparada de diversas formas e com diferentes ingredientes. Aqui, os restos de arroz branco cozido são incrementados com milho verde, ervilha, molho de tomate, creme de leite e queijo ralado.

14. Arroz de forno cremoso com atum: além de ser simples e não precisar de muitos acompanhamentos, essa receita de arroz de forno cremoso com atum é também muito saborosa. Se você não é muito chegado no atum pode substituir por frango desfiado, e se não gostar de comida cremosa, basta pular a etapa do requeijão.

15. Farinha de arroz: fácil de fazer, a farinha de arroz é uma opção de farinha sem glúten que já vem sendo muito utilizada na culinária saudável. Basta ter um pouquinho de paciência para processar os grãos e transformá-los em farinha. Dica: deixe o arroz no forno um pouco antes de triturar para facilitar o processo.

16. Arroz com amêndoas: para quem já sabe fazer o tradicional arroz branco, essa receita é 90% igual, porém ganha o toque especial das amêndoas. É super simples de preparar, fica com uma textura incrível devido à crocância da oleagionosa e ainda é um acompanhamento perfeito para carnes e peixes.

17. Arroz de forno com frango: o que acha de inovar não somente no preparo do arroz como também no do frango de todos os dias criando um prato superdelicioso e simples? É uma receita de forno, prática e rápida de preparar, fica deliciosa e com certeza vai agradar a toda a sua família.

Receitas de arroz inovadoras

FOTO: REPRODUÇÃO / NA MINHA PANELA

18. Arroz à piamontese: que tal aprender a fazer em casa um incrível e cremoso arroz à piamontese? Para manter a textura, ele precisa ser servido imediatamente após ficar pronto, ainda bem quente. Porém, se você demorar para servir ou guardar na geladeira, basta adicionar um pouco de leite para ele voltar a ficar cremosinho.

19. Arroz de camarão com leite de coco: essa incrível receita de arroz de camarão com leite de coco pode ser feita tanto com camarões frescos quanto com camarões congelados. Use o caldo do camarão para cozinhar o arroz até que ele fique bem soltinho (ou do jeito que você preferir) e depois misture os dois para servir e se deliciar!

20. Arroz carreteiro: se você gosta do famoso arroz carreteiro e ainda não sabe como preparar, confira essa receita que leva entre seus ingredientes arroz arbóreo, cebola, tomates, alho, páprica doce, caldo de carne, sal e pimenta do reino a gosto. Finalize com salsinha, cebolinha e queijo ralado e depois sirva imediatamente.

21. Arroz para sushi: para os amantes de comida japonesa, aqui você confere uma receita de arroz especial para sushi. Dica: o ideal é fazer e consumir o arroz no mesmo dia, porque ele fermenta e o sabor vai ficando muito forte com o passar do tempo.

22. Leite de arroz: o leite de arroz é um dos mais baratos e fáceis de fazer e pode ser consumido puro, no café, usado em receitas de sobremesas ou batido com frutas para fazer vitaminas. Ele tem sabor característico do grão e textura mais rala do que os demais leites vegetais.

23. Arroz de beterraba: nutritivo para as crianças e delicioso para os adultos, esse arroz de beterraba é também saboroso, tem uma apresentação linda e é perfeito para preparar para o Natal. Além da beterraba e do arroz, você vai precisar de sal, óleo, cebola picada e alho. Sirva quente e bom apetite!

 

24. Arroz de Sururu: esse é um delicioso arroz de sururu (também conhecido como mexilhões) que rende dez porções e conta com ingredientes como cebola, tomate, pimentão verde, alho, coentro, leite de coco, óleo, limão e sal. Quando o sururu estiver cozido acrescente o arroz também cozido e misture bem.

25. Arroz frito: para escapar das receitas tradicionais e inovar na cozinha, aprenda a fazer esse arroz frito, que além de fácil e prático de preparar, rende duas porções mas voce pode dobrar a quantidade de ingredientes de acordo com o número de pessoas. Sirva quente e se surpreenda com o sabor.

26. Arroz simples com urucum: que tal deixar o seu arroz mais alegre e divertido? Essa é uma receita simples que pode ser feita para um dia a dia ou para uma festa ou ocasião especial. Tenha em mãos arroz agulhinha, alho, óleo, sal, colorau, água e salsinha fresca picada para decorar ou misturar no arroz.

27. Arroz cremoso com cenoura ralada: simples e super prático, esse arroz cremoso pode ser feito com qualquer ingrediente que você tiver sobrando na geladeira, porém essa receita aqui reaproveita uma polpa de cenoura e uma sobra de molho de tomates, que resultam em um arroz delicioso e irresistível.

28. Arroz de polvo: para uma combinação mais saborosa e sofisticada, aqui vai uma receita de arroz de polvo, que dá um pouquinho mais de trabalho mas que é muito recompensado com o sabor final. Entre os ingredientes principais, estão o arroz, o polvo, vinho, pimenta do reino preta, azeite de oliva, cebola e alho

29. Arroz de moela: esse arroz de moela é uma receita surpreendente que tem cheirinho e gosto de infância e você com certeza vai se apaixonar. Sal, pimenta do reino, cebola, alho, salsão e tomate estão entre os ingredientes para preparar esta delícia.

30. Arroz de açafrão: além de muito saboroso, esse arroz de açafrão é ótimo para variar o arroz branco do dia a dia e, quando enformado e decorado, fica super elegante e perfeito para servir em ocasiões especiais. Dica: utilize o arroz parboilizado, que é mais difícil de empapar do que o arroz branco.

31. Arroz de bacalhau: esse é um delicioso arroz de bacalhau que se junta no final a algumas delícias do mar, mas que pode ser preparado com outros diversos tipos de peixe (salmão, tamboril, perca…) e enriquecido com mexilhão ou camarão. Para temperar, aposte em cebola, tomates, azeite, molho inglês, coentro, sal e pimenta.

32. Arroz de festa: esse arroz fica delicioso e é muito fácil de fazer. Ele é cozido com espumante (ou champagne) mas não fica com sabor forte e nem com álcool, porque ele evapora no cozimento. Sugestão de sucesso para festas comemorativas de fim de ano como o Natal ou Ano Novo.

Receitas de arroz doce

FOTO: REPRODUÇÃO / PANELATERAPIA

33. Arroz doce cremoso com leite condensado: se você adora sobremesas bem doces, com certeza vai adorar essa receita de arroz doce que leva leite condensado no lugar do açúcar. Você pode colocar a lata inteira ou então somente a metade e depois ir acrescentando aos poucos conforme for provando.

34. Arroz integral doce com leite de coco: que tal deixar a receita de arroz doce um pouco mais saudável substituindo o arroz branco pelo integral, o leite condensado pelo leite de coco e acrescentando alguns ingredientes ricos em nutrientes como açúcar mascavo, canela, cravo e raspas de limão? Para comer sem culpa!

35. Arroz doce com flocos de nuvem: para deixar o seu arroz doce ainda mais gostoso e diferente, aposte nessa receita com flocos de nuvem que leva ovos, canela, cravos da índia, leite condensado, leite, açúcar e merengue. Dica: utilize uma panela bem alta para evitar que a sobremesa derrame.

36. Arroz doce cremoso: essa receita de arroz doce conta com um creme suave e aveludado e fica com um sabor simplesmente incrível. Para cozinhar, você vai precisar do arroz branco, água e um pedaço de casca de limão. Depois que a água secar e o arroz estiver macio, retire o limão e adicione leite, canela e cravos da índia.

37. Arroz doce vegano: essa receita vegana de arroz doce substitui o leite condensado por um leite vegetal de amêndoas (ou soja) e conta com outros ingredientes saudáveis como leite de coco, anis estrelado (ou canela em pau), açúcar demerara, sal, água e cravos da índia. Dica: você pode salpicar amendoim torrado ou paçoca sobre o arroz doce, fica muito gostoso também.

38. Arroz doce de coco: para preparar um saboroso e cremoso arroz doce de coco, tenha em mãos os seguintes ingredientes: arroz branco, leite condensado, canela em pau, cravos da índia, coco úmido ralado, açúcar, leite de coco e água. Esse doce pode ser consumido quente ou gelado.

Tortas, massas e outras preparações saborosas com arroz

FOTO: REPRODUÇÃO / SAL DE FLOR

39. Coxinha de frango com massa de arroz: para quem não resiste a uma coxinha cremosa por dentro e crocante por fora, essa receita com certeza vai impressionar. Ela é feita com ingredientes como arroz cozido, frango desfiado, farinha de rosca, ovos, manteiga, parmesão ralado, salsinha e sal, e recheada com um incrível creme de catupiry e limão.

40. Torta de carne com massa de arroz e queijo: super prática de fazer, essa deliciosa torta de carne com massa de arroz e queijo é ótima para reaproveitar os alimentos e fica perfeita quando combinada com ingredientes como azeite, bacon, alho, azeitonas verdes, cebola, ovos e iogurte natural.

41. Lentilha com arroz selvagem: receita perfeita para festas de fim de ano como o Ano Novo, essa é super saborosa e combina lentilha com arroz selvagem (negro) feito com alho poró, cenoura, bacon, espumante, azeite de oliva, pimenta e sal.

42. Torta salgada com sobras de arroz: a receita dessa torta salgada feita com sobras de arroz é super prática e resulta em uma massa deliciosa e bem levinha, devido à presença da maionese. Para o recheio, aposte no frango, milho e cebola. Você pode substituir pelo recheio de sua preferência.

43. Hambúrguer de arroz e cenoura sem glúten: uma deliciosa sugestão para aproveitar as sobras de arroz ou risoto. É muito simples de fazer e você pode usar os ingredientes que tiver em casa, ervas e temperos de sua preferencia e criar um irresistível hambúrguer sem glúten. Você pode fazer assado ou grelhar na frigideira depois de retirar do forno, para deixá-lo mais dourado e com a crosta mais crocante.

44. Berinjela recheada com arroz frito e tofu grelhado: essa é uma receita saudável de berinjela recheada com arroz integral frito e tofu grelhado na frigideira. Se você não tiver açafrão em casa, pode tranquilamente temperar com outro tempero de sua escolha, como a páprica, alho em pó ou curry, por exemplo. Dica: se quiser dar uma aliviada no amargo da berinjela, deixe-a antes do preparo submersa em água com uma pitada de sal e vinagre por aproximadamente 15 minutos.

45. Panqueca com massa de arroz: perfeita para o almoço ou o jantar, essa receita de panqueca rende dez porções e conta com uma massa de arroz que fica mais delicada que a tradicional, mas ainda assim é simples de se fazer e tem um resultado muito bom e com sabor muito parecido com a original.

46. Torta de arroz sem glúten: tem sobra de arroz na geladeira e não sabe o que fazer com ela? Que tal preparar essa deliciosa torta sem glúten com recheio de frango cremoso? A receita da massa é super prática e você poderá variar o recheio de acordo com o seu paladar.

47. Sopa de abobrinha com arroz: para quem adora sopas quentes, cheias de texturas e com cores vibrantes nos dias mais friozinhos, essa é uma receita que leva arroz, abobrinha, queijo parmesão, caldo de legumes, azeite, alho e tomates.

48. Risoto de arroz 7 grãos com legumes: esse risoto de arroz 7 grãos com legumes é super rico em nutrientes, pois além dos grãos existentes no arroz, tem os legumes que acrescentam mais vitaminas e aminoácidos ao prato. Além disso, ele é integral e super saboroso, perfeito para arrasar em um almoço no final de semana.

Receitas de arroz com combinações incríveis

FOTO: REPRODUÇÃO / CINCO QUARTOS DE LARANJA

49. Arroz de pota com chouriço: esse é um maravilhoso arroz de pota feito com chouriço de carne e muito tomate que serve até quatro pessoas e fica com um sabor de dar água na boca. Entre os ingredientes, estão azeite, cebola, alho, folha de louro, caldo de peixe ou de marisco quente, coentro, sal e pimenta branca.

50. Arroz com frango, curry e leite de coco: perfeita para quem tem preguiça de receitas elaboradas e demoradas, essa aqui é simples de fazer, pois basta você escolher os ingredientes e jogá-los juntos em uma panela. Para esta, foram selecionados frango picado, curry, leite de coco, azeite, cebola, cenoura, salsão, gengibre, sal, pimenta do reino e salsinha.

51. Arroz com frango, ervilha, cenoura e pimenta: essa receita de arroz com frango, ervilha e cenoura leva pimenta vermelha, que sem semente fica bem suave, aromática e saborosa com um picante bem leve, que garante o toque especial do prato. Para acompanhar, aposte em um purê de batata ou mandioquinha.

52. Arroz árabe: esse é um arroz saboroso e sofisticado que leva cebolas, músculo, arroz e castanhas. Uma boa dica é acrescentar o caldo do cozimento da carne no arroz. O prepara é fácil e rende 6 porções.

53. Arroz com costelinha: apesar de simples, esse é um prato simplesmente espetacular, com um arroz bem moreninho que pega todo o sabor da carne e fica delicioso. Você irá precisar de ingredientes como costelinha de porco, cebola, alho, shoyu, sal e cheiro verde.

54. Arroz com lentilha e linguiça: para quem pretende incluir a lentilha nas receitas do dia a dia, essa é uma ótima oportunidade. É um incrível arroz com linguiça e lentilha feito com cebola, alho, tomate, pimentão amarelo, sal e pimenta. Salpique salsinha na hora de servir para deixar ainda mais especial.

55. Arroz com lentilha e cebolas douradas: essa é outra receita deliciosa de arroz com lentilha, porém aqui ele é incrementado com cebolas caramelizadas, que deixam o sabor e a textura ainda mais irresistíveis. Anote o restante dos ingredientes: pimenta síria, azeite de oliva, sal e pignoles tostados.

56. Arroz com camarão: essa é uma daquelas receitas que você deve adotar para a vida, já que além de fácil de preparar, fica com um resultado maravilhoso. Dica: utilize um camarão pré cozido, que fica mais tenro na receita do que o fresco. Além disso, ele ainda irá cozinhar junto com o arroz.

57. Arroz com frango: essa é outra combinação que não tem erro, peito de frango com arroz incrementado com milho verde, tomate e ervilhas frescas. Para temperar, aposte em alho, cebola e sal. Já na hora de servir, polvilhe cheiro verde ou então queijo parmesão.

58. Arroz com carne moída e molho branco: esse é um delicioso arroz com carne moída bem temperada coberto com molho branco e queijo, ideal para aproveitar as sobras de outras refeições que estão paradas na geladeira. Para incrementar, inclua também cenoura, milho ou ervilha.

59. Arroz de brócolis: para fazer bonito em uma refeição de domingo para toda a família, aprenda essa receita inovadora de arroz verde com brócolis. É simples e prática de preparar, leva 30 minutos para ficar pronta e rende até quatro porções.

Receitas de bolinho de arroz

FOTO: REPRODUÇÃO / NA MINHA PANELA

60. Bolinho de arroz com curry e queijo: esse é um bolinho de arroz com curry e queijo simplesmente delicioso que fica pronto super rápido e rende cerca de 30 unidades. Entre os ingredientes, estão arroz branco, cebola, sal, azeite, salsa picadinha, leite de coco, leite e farinha de trigo.

61. Bolinho de arroz com frango e aveia: essa é uma das mais gostosas variações de bolinho de arroz que fica bem parecida com nuggets e conta com ingredientes como farelo de aveia, frango, batata, ovo, tomate e pimentão vermelho. Tempere com sal e incremente com folhas de manjericão.

62. Bolinho de arroz integral assado: esse incrível bolinho assado é feito com arroz integral e não resulta na textura macia e fofinha tradicional dos outros bolinhos. Porém, ele fica super crocante e é perfeito para um aperitivo. Se fizer um molho para acompanhar, vai ficar melhor ainda.

63. Bolinho de arroz com purê de batata recheado de salsicha e queijo: o que acha de pegar as sobras de arroz cozido e preparar uma maravilhosa receita de bolinho com purê de batata recheado de salsicha, queijo mussarela e parmesão? Além deles, você irá precisar também de ingredientes como cheiro verde, ovos, farinha de trigo, fermento em pó, farinha de rosca para empanar, sal e pimenta do reino.

64. Bolinho de arroz recheado com queijo: saborosa receita de bolinho de arroz com queijo parmesão e creme de ricota recheado com mussarela! É um petisco dos melhores botecos para você fazer na sua casa e servir para todos os seus amigos, e o melhor, ainda utiliza sobras de arroz pronto.

65. Bolinho de arroz integral: além de pouco calórico e super rico em fibras, o bolinho de arroz integral ajuda a saciar a fome e é uma alegria para quem está de dieta, pois leva ingredientes saudáveis como ovos, farinha de aveia, leite desnatado, alho, fermento em pó, salsinha, cebolinha, sal e pimenta.

66. Bolinhos assados de arroz com brócolis: esses bolinhos de arroz são assados e mesmo assim contam com uma casquinha super crocante e saborosa por conta da presença do queijo parmesão. Além disso, a receita leva brócolis refogado no alho e óleo, queijo branco picadinho e outros ingredientes como salsa, pimenta e azeite, que ajudam a dar ainda mais sabor ao salgado.

67. Bolinho de arroz com ricota: para preparar esse maravilhoso bolinho de arroz com ricota, tenha em mãos ingredientes como ovos, parmesão ralado, peito de peru, cenoura, sal, pimenta e cheiro verde. A receita rende de oito a dez unidades e é deliciosa para comer a qualquer hora do dia.

Seja para as refeições dos dias de semana ou para um almoço de domingo que reúne amigos e toda a família, o arroz é um alimento fácil de preparar que pode agradar os mais variados paladares.

Escrito porAna Beatriz Cardo/vavadaluz