Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Um terço do leite no país chega ao consumidor sem inspeção

De cada 10 litros de leite produzidos no país, 3 não passam por inspeção, revelam os mais recentes dados anuais fechados pelo IBGE.  Os números mostram pouco avanço na fiscalização desde 2007, quando operação da Polícia Federal encontrou soda cáustica e água oxigenada no produtoDe cada 10 litros de leite produzidos no país, 3 não passam por inspeção, revelam os mais recentes dados anuais fechados pelo IBGE.

Os números mostram pouco avanço na fiscalização desde 2007, quando operação da Polícia Federal encontrou soda cáustica e água oxigenada no produto.  O Ministério da Agricultura reconhece que é preciso aprimorar os controles e diz que isso depende de um esforço conjunto entre prefeituras, Estados e ministério.  O leite informal é produzido por pequenos pecuaristas, que optam pela venda direta para obter preço melhor do que nos laticínios.

Produtores dizem que é possível ganhar o dobro vendendo leite em garrafa pet ou fabricando o próprio queijo.  Para a Associação Brasileira dos Produtores de Leite, pizzarias de São Paulo são campeãs do consumo informal. A Associação Pizzarias Unidas (que representa estabelecimentos do Estado) diz desconhecer a prática.

Fonte: FolhaOnline