Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

TIÃO LUCENA EM : Planos da Miséria

A Unimed me cobra 890 reais por mês de um plano básico onde estão segurados  a mulher, dois filhos e eu. Se eu quiser me internar, tenho direito a uma enfermaria de dois leitos. Nada de apartamento, porque apartamento custa mais caro. A Unimed está podre de rica, é uma potência. Ela apenas não, convém dizer, mas todos os planos de saúde do país. É dinheiro saindo pelas cumeeiras. Agora o atendimento ao usuário está uma porcaria. O segurado de plano de saúde já foi um privilegiado, hoje compete com o segurado do SUS para saber qual dos dois é o mais lascado.

Culpa dos médicos?  Nem tanto. Pelas notícias divulgadas durante a greve branca desta quinta-feira, um médico ganha 8 reais para encanar uma perna quebrada e menos de 10 por uma consulta. Uma esmola valeria mais. Além de exploração, o que os planos de saúde fazem com os médicos é desrespeito. Esse povo salva vidas, não pode ser tratado como zé ninguém.

Aqui na Capital a Unimed construiu vistoso hospital só para os seus segurados. O olho grande, no entanto, esculhambou o atendimento. Hoje todo mundo é atendido ali. Virou um SUS. Até o padrão de qualidade do hospital caiu. Mas os médicos continuam na miséria, obrigados a trabalhar em cinquenta lugares diferentes para manter o padrão de vida. Eu precisei falar com o meu gastro e só encontrei vaga para depois do carnaval de 2011, dá pra tu ou fica frouxo?

Abandonar o plano de saúde eu não recomendo. Ruim com ele, pior sem ele. Morrer nos braços do SUS é muito mais dolorido. O nosso Lula cuidou muito bem do bolsa familia, mas esqueceu da saúde. Mandou a turma da vagabundagem crescer e multiplicar em troca de 10 reais por filho, mas na hora de parir os abandonou nas sarjetas. E haja menino nascendo no chão, nas bibocas, nas manjedouras feito o menino de Belém, no meio da rua. Dona Dilma, que ontem chorou com pena dos meninos chacinados, nada acrescentou ao problema da saúde. O SUS continua uma merda, os médicos continuam ganhando pouco e o povo prossegue a vidinha de pária, rezando para não morrer à míngua.

O ideal seria uma intervenção nos planos de saúde. Alguém deveria aparecer e mandar os empresários das seguradoras criarem vergonha na cada, pagar os médicos com justiça e não pensar apenas na gulodice deles.

Mas é querer demais. Isso no Brasil é utopia. Nessas bandas do planeta só pobre leva peia e cadeia. Os ricos, quando presos, ganham direito a geladeira na cela, tv de plasma e rapariga de luxo.

Comente esta postagem