Pular para o conteúdo

TIÃO LUCENA EM : O prefeito e as Bandas

O amigo Fernando Caldeira, bastante revoltado, narra um episódio que ocorre na cidade de Tavares, onde a Prefeitura tira dos estudantes o direito de aprender e desvia o dinheiro para patrocinar bandas de forró.

Segundo Caldeira, “no município de Tavares, 25 alunos estudam na casa de uma família, sem banheiro, por falta de uma escola. Mas no portal da prefeitura ( http://www.prefeituratavares.com.br/ ) desta segunda-feira (11), pode-se ler: “Mastruz com Leite no VI Feijoão”, “Garota Safada no VI Feijoão”, e ainda “Forrozão 100% toca na abertura do VI Feijoão” em alusão à festividade que desde 2005 substituiu naquela comuna a tradicional festa do feijão.”

Conheço Tavares, cidade tranquila, aconchegante, ex-distrito de Princesa, terra boa de se viver, de gente pacata e trabalhadora. O prefeito de lá é um rapaz de origem humilde, que depois de muita luta formou-se em Medicina, voltou ao torrão natal, recebeu a proteção de Terto Morais, candidatou-se a prefeito, elegeu-se e reelegeu-se. Depois disso, abestalhou-se. Isso acontece com todos aqueles que não se prepararam direito para o sucesso. Já foi preso com um carrego de balas num aeroporto de Pernambuco e tem administrado mal. Eu não sabia que ele tratava com descaso a educação, tinha ciência dessa mania de festa que, diga-se, é um mal que acomete não somente a ele mas a maioria dos prefeitos nordestinos.

Mas Caldeira sabe que isso de prefeito gostar de festa não é novidade. Cidades que só possuem uma rua, um cagador público e um fiteiro, contratam desde Flávio José a Calcinha preta para tocar em festas de rua. Dizem que isso é para aumentar a renda do administrador. Ele contrata o artista por X, paga o X do contrato, mas lá no bicho consta 3X. O artista, conivente com a safadeza, assina o contrato superfaturado, recebe o dele, o prefeito embolsa o seu e presta contas dos dois como se fosse um. O dinheiro vem dos Governos Federal e Estadual, que financiam a safadeza para não perder o voto do corrupto. E assim o povo toma dentro, mas toma feliz, porque tem festa para esquecer as mágoas.

No caso de Tavares, caro Caldeira, ainda tem mais: a cidade está atolada no descaso, esgotos enchem o açude de água potável de merda e o prefeito faz festa de despedida, pois sabe que em 2012 será despejado da Prefeitura por outro corrupto doido pra roubar também.

Comente esta postagem

Não é possível comentar.