Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

TIÃO LUCENA EM : Na Urna e no Tapetãol

Critica-se a judicialização da campanha política, mas ninguém diz que os culpados por isso são os próprios políticos. Eles é que abarrotam os protocolos do Tribunal Regional Eleitoral com pedidos de impugnação de candidaturas, de registros, disso e daquilo outro, como se não existisse, em cada comarca, um Ministério Público Eleitoral para cuidar de tais quizilas.

 

Nos 221 municipios da Paraíba a cantiga da perua é uma só: ações e mais ações contra desafetos, os autores buscando o judiciário para atrapalhar a vida dos adversários e, assim, auferir algum tipo de vantagem.

Somente em Princesa, minha terra, um candidato conseguiu obrar o milagre de pedir a impugnação de todos os seus adversários. Parecia uma roçadeira cortando galho de jurema preta. Impugnou o candidato do PDT, do PSB, do PCdoB e, não satisfeito, ainda pediu o afastamento de candidato a vereador. Pelo jeito quer ser candidato único, ganhar no par ou impar, no tapetão. E é porque se diz na cidade que o dito cujo é favorito. Imagina se não fosse.

 

Aqui na Capital a pancada do bombo não muda. Ações e mais ações contra Cícero Lucena, contra Estela, contra Zé, contra Cartaxo, um brigando com o outro, o outro engolindo o um, todos envolvidos numa guerra fraticida com jeito de tragédia.

 

E no meio o judiciário, com a obrigação de julgar todo tipo de baboseira.

 

PESQUISA

 

Está para sair mais uma pesquisa eleitoral. Provavelmente nesta segunda ou no mais tardar terça-feira, novos números sobre a corrida eleitoral em João Pessoa mostrarão as caras dos candidatos, dirão se Cartaxo cresceu com o apoio de Agra, de Cícero subiu, se Zé cresceu ou decresceu, se Lourdes Sarmento saiu do Zero, se Renan Palmeira alçou vôo ou se Antonio Radical passou a ser visto pelo eleitor.

 

Dizem que é uma pesquisa contratada pela TV Máster do meu amigo Alex Filho, cidadão pelo qual nutro grande admiração, respeito e carinho.

 

LAGOSTA E CAMARÃO

 

Quando cheguei aqui, em 1975, o governador Ivan Bichara já comia lagosta na granja. Depois dele, se passaram Burity, Wilson Braga, Burity de novo, Ronaldo, Mariz e Zé Maranhão, todos comendo lagosta e camarão. Cássio também comeu e Zé comeu de novo quando assumiu na vaga de Cássio. Se todos comeram até empanzinar, por que diabos Ricardo Coutinho é obrigado a comer cuscuz com piaba só pra agradar a uma meia dúzia de três ou quatro?