Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

TIÃO LUCENA EM : Juiz é gente ou é Deus?

 

Afinal, juiz é gente ou é Deus? Se a pergunta for dirigida ao ministro Marco Aurélio Melo, do STF, juiz é Deus, e, por ser Deus, ninguém deve tocar nele. Mesmo se tratando de um juiz que não honra a toga. O ministro decidiu que o Conselho Nacional de Justiça não tem autoridade para investigar juiz nenhum. Jogou na lata do lixo toda a parafernália que se fez para criar o Conselho que pretendia moralizar o judiciário. O ministro nivelou todo mundo. Por baixo.

De uma penada só, desmoralizou os conselheiros, botou uma mordaça na boca da corregedora Eliana Calmon e fez cada brasileiro desse país engolir e digerir a sua indignação. A partir de agora, juiz só será visto pelo CNJ após as corregedorias dos tribunais onde eles atuam concluírem as investigações preliminares. Como acontecia antigamente, quando nada acontecia.

A decisão do ministro Marco Aurélio atendeu a uma reclamação da Associação dos Magistrados Brasileiros, incomodada com a devassa iniciada em novembro na folha de pagamentos dos desembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo. O objetivo da investigação era examinar indícios de que alguns integrantes da cúpula do tribunal acumularam vantagens indevidas e receberam salários superiores ao teto fixado pela Constituição.

No mesmo dia em que Marco Aurélio Mello esvaziou os poderes do CNJ, outro ministro do STF, Ricardo Lewandowski, decidiu suspender liminarmente inspeções do órgão de controle do Judiciário sobre ganhos de servidores, magistrados e seus familiares em 22 tribunais do país. As apurações começaram neste ano e foram motivadas por informações emitidas pelo Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras), órgão do ministério da Fazenda que monitora movimentações financeira atípicas.

Imagino como devem estar se sentindo os juízes honrados, obrigados a chamar de colegas os que não honram a lei, a exemplo desses que motivaram as manchetes abaixo transcritas, colhidas em diversos portais de notícias da internet, e que certamente agora vão poder rosetar a vontade:

Justiça pune juiz corrupto com aposentadoria de R$ 25,4 mil
Juiz é preso acusado de agredir a namorada em Alagoas
Juiz é preso por agredir esposa e desacatar policiais
Onde a corrupção veste toga
Juiz é preso após beber, não pagar a conta e desacatar PMs
Juiz é preso por estupro em Roraima depois de 4 anos do ato
juiz é preso após atirar em via pública
Juiz mata vigia dentro de supermercado no Ceará
Juiz mata Promotor e celebra 22 anos de impunidade
Juiz bêbado atropela e mata jovem motoqueiro
Juiz “Lalau” é condenado a 26,5 anos de prisão

Não é possível comentar.