Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

TIÃO LUCENA EM : JÁ VAI TARDE

Tião lucena

Jornalista

JÁ VAI TARDE

 

 O Ibope anuncia solene que não fará mais pesquisa em João Pessoa. Já vai tarde, Seu Ibope, não fará falta nem deixará saudade. O povo cansou de seus erros de cálculos, de suas pesquisas sem pé nem cabeça, de suas mentiras. Nos últimos 20 anos, o Ibope errou todas as pesquisas feitas pora qui, não acertou uma, errou ou por incompetência ou de propósito, não importa,porque de um jeito ou de outro, errou feio, caiu no descrédito, virou piada estadual.


O primeiro erro clamoroso do Ibope, transmitido em cadeia nacional por Cid Moreira, aconteceu em 1986. Terminada a eleição e antes de sair o resultado, a TV Globo anunciou empate técnico entre Tarcisio Burity eMarcondes Gadelha. Deu Burity com 300 mil de maioria.
Em 1990, quando o embate se deu entre Ronaldo Cunha Lima e Wilson Braga, o Ibope exibiu Braga com mais de 68 por cento e Ronaldo Cunha Lima patinando nos seis por cento. Contados os votos, lá estava Ronaldo vencendo com mais de 100 mil.
Veio 94 e a vitoriosa do Ibope era Lúcia Braga contra um Antonio Mariz pontuando abaixo dos dois dígitos. Mariz, pra variar, ganhou e Lúcia Braga perdeu. Se bem que, nessa eleição, Mariz venceu por causa dos carros roubados de Gesner Caetano.
A única vez que o Ibope não fez muito feio foi em 98, quando Maranhão disputou com Gi lvan Freire, mas aí seria demais não acertar, já queGilvan não tinha estrutura nem pra ganhar eleição de prefeito de Coxixola.Mesmo assim errou com relação a Ney e Burity na guerra pelo Senado.
Na eleição em que Roberto Paulino perdeu para Cássio Cunha Lima, em 2002, o Ibope sustentou que Roberto seria o vitorioso tanto no primeiro quanto no segundo turnos. Deu Cássio nos dois, com sobras até. Em 2006, Zé também ganharia de Cássio, mas o Ibope, pasmem, errou de novo.
A desmoralização maior veio em 2010, com Ricardo Coutinho e Maranhão. Zé ganhava de capote, 400 mil votos de maioria eram anunciados, o locutor da Globo anunciou uma vitória no primeiro turno na pesquisa de boca de urna, mas o que se viu foi Ricardo sendo diplomado governador.