Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

TIÃO LUCENA EM : A vez é de Nonato

 

Compareci ao encontro de Nonato Bandeira com os jornalistas de João Pessoa, ontem a noite, no Hotel Xenius. Não sou muito de ir a essas reuniões, mas fui ao encontro de Nonato curioso para saber como ele administra essa encrenca de ser, ao mesmo tempo, secretário de Ricardo Coutinho e candidato a prefeito da Capital, quando sabemos que Ricardo Coutinho, de forma oficial, tem uma candidata ao mesmo cargo.

Foi uma conversa demorada, duas horas de pé infincado, Nonato falando, nós escutando e depois quem quis falar, falou, quem não quis, perguntou, tirou dúvidas, satisfez a curiosidade.

Ao amigo leitor, digo sem medo de errar: Nonato é candidato a prefeito e não abre. E não será pressionado a desistir, isso ficou bem claro. Ele tem uma história de 20 anos ao lado de Ricardo Coutinho, os dois se conhecem, confiam um no outro e se respeitam.

Mais que isso, Nonato está ali para ser a opção concreta de Ricardo caso Estelizabel não emplaque. E Estelizabel, apesar do verbo fácil, da inteligência privilegiada, da força de Eduardo Campos e do próprio Ricardo Coutinho, tende a não emplacar.

A tendência é tanta que os possíveis adversários dela, Cícero Lucena e José Maranhão, estão nas nuvens desde o seu lançamento. Eles temiam enfrentar o prefeito Luciano Agra, preferido da população, imbatível num pleito direto, mas quando Agra desistiu e escolheram Estela, foguetões pipocaram no Altiplano do Cabo Branco e bombas ecoaram na região do Bessa onde moram, pela ordem, Maranhão e Cícero.

Aí apareceu Nonato, a espinha de bacalhau na garganta dos dois, o articulador que conhece a ambos como a palma da sua mão, o jornalista acostumado aos embates eleitorais, com fôlego para esmaga-los num debate direto, como esmagou na campanha passada ao enfrentar seus marketeiros nos célebres debates da TV Máster.

Nonato é a arma de Ricardo Coutinho para não perder a eleição deste ano. E tira-lo do páreo seria um atestado de burrice. Por isso acredito que vá até o fim. Ele demonstrou uma disposição para a luta que eu não via fazia muito tempo nos chamados políticos profissionais da Paraíba.