Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Subprefeitura de Tambaú atende mais de 30 mil pessoas em 2010

foto

A cada ano, a Subprefeitura de Tambaú atinge um número maior de atendimentos à população. Entre janeiro e dezembro do ano passado, um total de 30.147 pessoas fizeram pedidos de serviços e realizaram reclamações e denúncias. Isso representou um incremento de mais de 1,6 mil pessoas em relação a 2009, quando 28.544 foram atendidas. O local é mais um espaço oferecido pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP) para descentralizar as demandas do município.


O serviço mais buscado segue sendo o da Secretaria de Receita, a exemplo de entrada de recursos e solicitação da segunda via dos carnês de pagamento e parcelamento do IPTU e da TCR. “No ano passado, nós tivemos a segunda maior demanda para essa pasta, com 26.999 atendimentos. Ficamos atrás apenas da própria Secretaria de Receita”, enfatizou a coordenadora do órgão, Alba Lygia de Oliveira. O mês de dezembro de 2010 foi o que teve maior número total de atendimentos, com 4.143 registros.

Segundo Alba Lygia, além de descentralizar serviços da PMJP, a subprefeitura também faz supervisão nos 13 bairros que tem sob sua responsabilidade, cuidando para que problemas como barulho excessivo em bares e locais públicos e uso indevido do solo, entre outros, sejam solucionados com maior rapidez. “A manutenção da qualidade de vida na cidade está entre nossas prioridades. Por isso agora nos engajaremos no projeto de acessibilidade e padronização de calçadas da Prefeitura de João Pessoa”, adiantou.

Outra novidade para este ano, de acordo com Alba Lygia, é a implantação do Protocolo Geral na subprefeitura, algo que – garantiu ela – acontecerá ainda neste mês de janeiro. “Mas quando surge algo que ainda não pode ser resolvido aqui, fazemos o atendimento e direcionamos para o local exato”, disse ela, lembrando que a subprefeitura atende toda a população da Capital, mesmo aqueles que não vivem na área de maior abrangência do órgão (Tambaú, Cabo Branco, São José, Manaíra, Bessa, Penha, Altiplano, Miramar, Tambauzinho, Expedicionários, Pedro Gondim, Brisa Mar e Jardim Luna). A subprefeitura pode dispor, ainda, de uma unidade da Ouvidoria Geral.

Números – Em 2010, as reclamações, denúncias e solicitações registradas pela Subprefeitura de Tambaú foram direcionadas às secretarias de Receita (26.999), STTrans (2.929), Emlur (134), Meio Ambiente (46), Infraestrutura (18), Desenvolvimento Urbano (17), Planejamento (3), e Saúde (1). “Já é a segunda vez que venho resolver meus problemas aqui. O atendimento é ágil e nos dá o conforto de não precisar se deslocar até o centro”, disse o dentista Bilgai Berbert Ferreira, que mora nas redondezas.

Para ter acesso aos serviços oferecidos pelo órgão, basta ir à Avenida Epitácio Pessoa, 4410, no horário das 8h às 17h, ou obter informações pelos telefones 3214-8803 ou 3214-8806. Lá também funcionam bases de apoio para agentes da STTrans, do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), com duas unidades (uma básica e outra avançada), o que diminui o tempo do atendimento médico oferecido à população naquela região. e moradores do bairro.