Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

SOLIDÃO E LIBERDADE (Prof. Marcos Bacalháo)

 

 marcos baclhao

‘’ A solidão é o mais profundo fato da condição humana!”
            O homem se trona autêntico quando aceita a solidão como o preço da sua própria liberdade. E se trona inautêntico quando interpreta a solidão como abandono, como uma espécie de desconsideração de Deus ou da vida em relação a ele. Desse modo não assume responsabilidade sobre as suas escolhas. Não aceita correr riscos para atingir seus objetivos, nem se sente responsável por sua existência, passando a buscar amparo e segurança nos outros.    

            Com isso abre mão de sua própria existência, tornando-se um estranho para si mesmo, colocando-se a serviço dos outros e diluindo-se no impessoal. Permanece na vida  sendo coadjuvante em sua própria história. Você já pensou nisso?.

Sendo autêntico você assume a responsabilidade por todas as escolhas existenciais? Aceita correr os ricos que forem  necessários para atingir os seus objetivos e passar a encontrar amparo e segurança em si mesmo? Com isso, apropria-se da existência, torna-se  indivíduo, torna-se dona da sua própria vida, dono da sua própria existência, torna-se  senhor de si mesmo.

Angústia

            A angústia provocada pela solidão é o sentimento que muitas pessoas experimentam quando se conscientizam de estarem sós no mundo. É o mal-estar que o ser humano experimenta quando descobre a possibilidade da morte em sua vida, tanto a morte física quanto a morte de cada uma das possibilidades da existência, a morte de cada desejo, de cada vontade de cada projeto. Cada vez que você se frustra, que você não se supera, que você não consegue realizar seus próprios objetivos, você  sente angústia. É como se você estivesse morrendo um pouco.

            Muitas pessoas sentem dificuldades de estarem a sós consigo mesmas. Não conseguem viver intensamente a sua própria vida. Muitas vezes elas acreditam que o brilho e o encantamento da vida se encontrem  no outro e não  nelas  mesmas. Sua vida  tem um encantamento, um brilho, algo especial porque é sua, apenas sua. Independentemente  do que você esteja fazendo, sua vida pode ser intensa, prazerosa simplesmente pelo fato de ser sua e por você ser único. Cada um de nós pode ser uma pessoa especial para si mesma.

Solidão

            A solidão é uma condição do ser humano no mundo. Todo ser humano está só. Esta é a grande questão da existência, mas não significa uma coisa negativa, nem que precisa de uma solução definitiva. Ou seja, a solução não é acabar com a solidão, não é deixar de sentir angústia, suprimindo este sentimento. A solução não é encontrar uma pessoa para preencher o vazio existencial, não é encontrar um hobby ou uma atividade.

            A solução não é se matar de trabalhar e se concentrar nisso para não se sentir sozinho. Também não é encontrar uma estratégia para driblar a solidão.

A solução é acreditar que se está só no mundo. Simplesmente isso. E sabendo-se quando se faz isso, a vida se enche de significado, de  um brilho especial O objetivo não é fingir que a solidão não existe, não é buscar a companhia dos outros, porque  mesmo junto com os  outros você está  e sempre será solitário. O outro  é muito importante para a convivência, mas não para preencher a vida, não para dar sentido e significado à uma outra existência.

            Esse outro não é o elemento fundamental para saciar a angústia ou para minimizar a condição de solidão. Cada um de nós nasce só, vive só e você morre só. A experiência de cada um de nós é única. O nascimento é uma experiência única, pois ninguém nasce pelo outro. Da mesma forma que a morte é uma experiência única, pois ninguém morre por outro.

            E a vida inteira, cada momento, cada segundo da existência, é uma experiência única, pois ninguém vive pelo outro. Tenho dito.

           

                                                           Ingá, 13 de julho de 2013