Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

SÓ PARA LEMBRAR AS AUTORIDADES LOCAIS : Paraíba tem 10 cidades incluídas nos destinos da Copa 2014, inclusive a nossa

Dez municípios paraibanos estão incluídos entre os destinos turísticos da Copa do Mundo de 2014, apontados no estudo divulgado ontem pelo Ministério de Turismo. Eles entraram na lista por estarem distantes até três horas por via terrestre ou até duas horas por via aérea da cidade sede de Recife. Na rota dos que buscam sol, praia e esporte, na lista consta João Pessoa, Cabedelo, Lucena e Conde. Já na rota Cultural do Ministério do Turismo, as cidades indicadas foram Campina Grande, Ingá, Esperança, Pocinhos, Bananeiras e Guarabira.

De acordo com o ministério, o objetivo é incentivar o visitante a conhecer os atrativos localizados no entorno das sedes, aumentando o fluxo turístico, a distribuição de renda e a geração de emprego. No total, foram indicados 184 destinos em 21 estados. “Nossos estudos indicam que cada estrangeiro realizará uma média de três viagens pelo Brasil durante o mês da Copa do Mundo. Traçamos uma estratégia para intensificar o fluxo de deslocamentos, beneficiando o maior número de municípios e distribuindo melhor a geração de emprego e renda”, antecipa o ministro do Turismo, Gastão Vieira, através de sua assessoria de comunicação.

O ministério estima que 600 mil estrangeiros e três milhões de brasileiros deverão circular pelo Brasil no mês da Copa, totalizando 7,8 milhões de viagens domésticas no período. O estudo começou há três meses, quando técnicos do Ministério do Turismo e do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) promoveram uma oficina de trabalho para definir a matriz de seleção dos destinos e produtos.

“Vamos ampliar o ganho do Brasil com o megaevento de 2014.

Queremos receber bem os turistas, apresentar nossos atrativos turísticos e incentivá-los a voltar ao País o mais brevemente possível”, revelou Gastão Vieira.

Dos 88 municípios selecionados, 72 localizam-se num raio de 300 quilômetros das cidades-sede. Na Paraíba. a rota de Sol, Praia e Esporte está distante apenas 118 quilômetros de Recife (PE) e a Rota Cultural há 182 quilômetros da cidade-sede.

Os municípios selecionados, segundo o ministério, terão preferência na destinação de recursos e no destaque da promoção oficial. O investimento em campanhas e convênios para a promoção dos destinos turísticos deve ser neste ano próximo de R$ 151 milhões, mesmo valor investido em 2011.

Para a promoção internacional do turismo brasileiro, a expectativa é a de que a Embratur disponha de R$ 139 milhões, mesmo valor de 2010.