Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

SIMBORA ! Centro de Convenções receberá representantes do turismo de toda Paraíba

 

Centro de Convenções receberá representantes do turismo de toda Paraíba

Com a finalidade de capacitar e preparar todos os Municípios da Paraíba por meio do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), para atualização do Mapa do Turismo do Estado e posteriormente para o Mapa brasileiro, a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico do Estado (Setde), realiza nesta terça-feira (24), no Centro de Convenções em João Pessoa, o evento “Paraíba de Oportunidades”, que conta com palestras da representante do Ministério do Turismo (MTur) e coordenadora do PRT, Ana Carla Fernandes e também busca alinhar o diálogo sobre as atividades desenvolvidas pelo Ministério do Turismo inseridas no PRT, no Prodetur + Turismo, bem como ordenar a construção coletiva de um Plano de Ação para o desenvolvimento turístico dos Municípios.

Segundo o secretário de Turismo e Desenvolvimento do Estado, Zenildo Oliveira, o Paraíba de Oportunidades, é um evento importante para todo o Estado. “A partir de 2019 só poderão obter recursos vindos do MTur, quem estiver de acordo com o Mapa, capacitado e habilitado dentro dessa nova visão do Turismo nacional. Estamos dando um passo, para estruturar todos os Municípios que estão inseridos no Mapa do Turismo Regional”, disse.

Sobre o Evento a coordenadora do PRT destaca, “Esse contato mais próximo e direto  retrata e esclarecer a importância do PRT junto a todas as ações do MTur, mostrando a importância de se avançar com o Programa em todas as Unidades Federativas. Esse contato, por meio do Evento, contribui ainda para esclarecimentos de dúvidas sobre a importância do Mapa do Turismo Brasileiro como ferramenta de gestão, dos apoios, marcos legais, projetos e programas direcionados para os municípios e de todo esse processo que tem como foco o desenvolvimento do Turismo numa região”.

Ana Carla Fernandes destaca ainda que fortalecer a importância da gestão descentralizada do turismo, bem como dos trabalhos das Redes de Interlocutores Estadual, Regional e Municipal faz parte do trabalho de apoio que o MTur vem dando junto aos Estados. “O PRT é parte da “Política Nacional do Turismo”e hoje primordial para que todos os Municípios, Regiões e Estados possam trabalhar o setor, conhecendo melhor a sua importância e o impacto que ele tem sobre a economia local, compreendendo que “todos os esforços devem ser desenvolvidos de maneira direta e democrática”, concluiu.

De acordo com a gerente de secretaria Executiva do Turismo, Alessandra Lontra, o evento “Paraíba de Oportunidades” e a visita da coordenadora do PRT a Paraíba visa consolidar o Programa mais importante do MTur, que busca diretrizes políticas e operacionais para orientar o processo do desenvolvimento turístico. “Com foco na regionalização, cada município deve construir um ambiente democrático, harmônico e participativo entre poder público, iniciativa privada, terceiro setor e comunidade visando a autonomia e o desenvolvimento dos territórios, onde eles sejam capazes de planejar e decidir seu próprio futuro, observando a realidade e especificidade de cada local e respeitando os princípios básicos da sustentabilidade econômica, ambiental, sociocultural e político-institucional”, explicou.

Segue a programação “Paraíba de Oportunidades:

09h às 10h – Credenciamento

10h15 – Abertura – Composição da mesa

10h30 – Palestra sobre Políticas Públicas para o desenvolvimento do Turismo no Brasil

Tópicos que serão abordados:

–           Diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo

–           Mapa do Turismo Brasileiro importante ferramenta de gestão – – A importância da categorização

–           Apoios e ações do Ministério do Turismo

Palestrante: Ana Carla Fernandes Moura, representante do Ministério do Turismo e Coordenadora do Programa de Regionalização do Turismo (PRT)

11h30 – Espaço para perguntas

12h – Intervalo para almoço (Não incluso)

14h – Palestra sobre o novo Prodetur + Turismo

Tópicos que serão abordados:

– Prodetur + Turismo, diretrizes, meios, poder público e privado – Selo Mais Turismo

Palestrante: Ana Carla Fernandes Moura, representante do Ministério do Turismo e Coordenadora do Programa de Regionalização do Turismo (PRT)

14h40 – Espaço para perguntas

15h – Apresentação do Plano de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável para os Arranjos Produtivos Locais da Paraíba(Plades)

Palestrante: Dêlma Aquino, coordenadora do Núcleo de Arranjos Produtivos Locais da Paraíba

15h30 – Espaço para perguntas

15h45 – Intervalo para coffe-break

16h15 – Oficina para levantamento das potencialidades locais e plano de ação para preparar os municípios para a nova atualização do Mapa do Turismo da Paraíba que acontecerá em 2019.

17h – Encerramento

O Concierge

Acompanhe mais notícias do Canal do Povo

Facebook, TwitterYoutube e Instagram

Entre em contato com a gente:

Telefone: (83) 99853 2134

WhatsApp: (83) 99853 2134

E-mail: [email protected]