Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

SEU COMENTÁRIO VIROU MANCHETE (Flavio)

  • por

Caro Vavá e amigos leitores, atendendo ao pedido do amigo Elvis, seguem algumas sugestões para uma população que precisa de emprego, renda e sustentabilidade.

Convido aos Ingaenses para protagonizarem a perspectiva de um futuro de desenvolvimento sustentável e deixarem também suas sugestões para um banco de idéias e com uma visão ampliada para geração de empregos diretos e indiretos através de Associações, Cooperativas e/ou Empreendedores Individuais.

1. Hortas Comunitárias: reativar todas as associações rurais e de bairros, com o apoio de agrônomos da EMATER, para implantar e manter hortas em sistema de Mandala, levando melhoria da qualidade de vida de pequenos agricultores, sendo eles potenciais fornecedores do Programa Nacional de Merenda Escolar – PNAE, que é obrigatório por Lei comprar no mínimo 30% dos recursos ao agricultor familiar, e também, podem ser fornecedores da CEASA. (Mandala é programa desenvolvido na Paraíba: Reportagem no Globo Rural:http://www.youtube.com/watch?v=GI3IgK-IAio)

2. Criação de Camarão e Peixes em tanques: com o apoio da Secretaria Estadual do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca que distribuiu só em 2008 mais de 1,5 milhão de alevinos em todo o Estado e conseguiu atender 710 açudes em 30 municípios da Paraíba. Além de distribuir os alevinos, também realiza treinamento com os piscicultores beneficiados, enfocando a produtividade pesqueira, a piscicultura em tanques-rede e o aproveitamento da reserva hídrica para a criação de peixes.
(veja esta noticia: http://www.fomezero.gov.br/noticias/criacao-de-peixe-e-camarao-e-alternativa-no-semi-arido)

3. Fabrica de Softwares: com a participação de entidades, como as universidades, fornecendo suporte tecnológico, formulação de programas de formação de mão-de-obra e apoio de parcerias com outras instituições ligadas ao Farol Digital, como Parque Tecnólogico da Paraíba, SENAI, SEBRAE, SENAC, etc. (Campina Grande é o vizinho pólo tecnológico e temos mão-de-obra que precisa de qualificação profissional).

4. Fabrica de Tijolo Ecológico, pois todos os dias têm alguém construído, ampliando o reformando, e há os que não têm casas (projeto moradia) (http://www.youtube.com/watch?v=9Gz4YdP0IJQ&feature=related);

5. Caprinocultura, que em 2010 a Paraíba foi destaque internacional (http://www.portalcorreio.com.br/noticias/matler.asp?newsId=139619);

6. Criação de um museu da história natural da cidade; um receptivo; um city tur; um calendário de eventos (12 meses e 12 eventos aquecendo o comercio local com atividades esportivas, culturais, gastronômicas e religiosas, impulsionando a juventude para ocuparem a mente com treinos, ensaios, criatividade e outras atividades).

Turismo: este é um vasto campo para a geração de emprego e renda. O Ingá tem um potencial que precisa ser explorado. O turista é um consumidor e formador de opinião. Turista não anda sem dinheiro e não compra fiado e se for bem cuidado ele volta e trás mais pessoas com ele.

Na pratica, existem projetos de curtos, médio e longo prazo. Entre outras dezenas de projetos de baixo investimento e grandes impactos na economia local, deixo o espaço para aos humildes leitores deste blog para registrarem também as suas idéias aqui.

Um forte abraço e pode copiar. Eu quero ver o Ingá alavancar.

Nota do editor:

Imaginem vocês o tamanho da minha alegria em sentir que depois de uma longa e tenebrosa caminhada sozinho, por uma estrada árdua e espinhosa, a SOCIEDADE começa paulatinamente a ouvir minhas súplicas e iniciam a caminhar comigo, quer seja em forma de protestos, quer seja em forma de informação,quer seja em forma de denuncia, de reação, não importa, o que importa é que todos participem.

vavadaluz



Não é possível comentar.