Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

SEU COMENTÁRIO VIROU MANCHETE

Caro Walter, entendo sua indignação e respeito seus pontos de vista. A Pedra do Ingá vem sendo uma pedra no sapato dos administradores de Ingá há muitas gestões, são muitas forças contrárias esgrimindo, de um lado os preservacionistas, de outro os governantes, de outro os aproveitadores e de outro os turismólogos e assim por diante, cada força a impele para um lado e ela não sai de onde está. Isso nunca vai chegar a um consenso porque são raciocínios bem distintos.         

Estudo essa Pedra há mais de 10 anos e em 04 gestões municipais já vi muitas situações inusitadas ali, projetos e megaprojetos serem elaborados, ganharem a mídia e caírem por terra. Nada mais me surpreende. Entendo também o posicionamento de Dennis e, em parte, concordo com ele e com você, ambos estão certos e ambos estão errados. A Pedra tem essa força misteriosa de criar divergências inúmeras sem permitir que uma se firme. Mas não se abale nem se aborreça com quem é contrário a você, cada cabeça é um universo e, no fim, todos querem o bem da Pedra ao seu jeito, todos estão no mesmo barco, mas cada um remando para direções diferentes.
Fiquei um pouco chateado com sua posição a meu respeito, pois percebi que você me colocou entre aqueles que se aproveitam da Pedra, mas depois ponderei porque sei que você não me conhece e, por isso, não pode me compreender. Na verdade o livro que escrevi sobre a Pedra pretende contribuir com teoria e levar o recado e a existência dela para o mundo. O livro está à venda sim, mas eu nunca lucrei com isso porque vendo quase a preço de custo, pois a venda desse livro pretende ajudar Seu Renato a se manter ali cuidando da Pedra como vem fazendo há mais de 20 anos, em tempos bons e tempos ruins, e também para que o livro possa ser autosustentável, pois a primeira edição saiu de meu bolso e as demais edições são resultantes da venda ali. O dinheiro que arrecado vai direto para a conta da outra edição e se eu lucro alguma coisa não chega a ser 500 reais por ano. Eu não preciso disso e muitas vezes nem esse mísero lucro tenho porque o preço da gráfica aumenta e muitas vezes até complemento com dinheiro meu. Também não estou atrás de fama ou reconhecimento, já não tenho mais idade para esse tipo de vaidade. Se eu fosse um aproveitador estaria agora babando o prefeito da cidade ou mesmo você, que me renderia muito mais, mas não preciso disso e não volto atrás de meus ideários um milímetro que seja para endossar coisas que não concordo, por dinheiro nenhum. 
Sou um idealista, um tipo de gente que poucos conseguem entender porque gente assim faz apenas por fazer, sem buscar nada pra si. 
Como eu sei o quanto é difícil para todo mundo entender como funciona a mente de gente despretensiosa, entendo suas razões e não guardo mágoas. Sinceramente, desejo que tenha sucesso em seus projetos para a Pedra do Ingá, mas levar gente cachaceira para a Pedra do Ingá não é preciso, quem gosta de cachaça toma em qualquer lugar e não precisa ser ali. Eu tive na Pedra na véspera de S. João e vi muita coisa errada ali. Não condeno experiências, pois sei que estão sujeitas ao erro, também não vou dizer aqui o que vi de reprovável porque é uma rede pública e pode prejudicar pessoas.

Vanderley de Brito

Editor :Meu caro Wanderley, é de compreensões como a sua que se homogeniza diversas, agradeço e suplico sua ajuda, minha intenção não é levar bêbados para as pedras e você bem o viu no São João o que eu mesmo fazia na portaria, o que precisamos juntos, é estudar uma maneira de evitar o vandalismo, o banho, a depredação etc… Em nenhum momento meu trabalho de divulgação apareceu, o turismo pedagógico que hoje recebemos diariamente, as brigas que travo com as três esferas para que tenhamos uma melhor qualidade de atendimento e preservação, a implantação nas escolas do Municipio da Historia de Inga e suas Itacoatiaras, para que as crianças cresçam aprendendo a ama-las e respeita-las .Me perdoe mas acho que o São João ali não modifica em nada nossos sonhos, nós é precisamos modifica-los, torna-los adequado á aquela realidade.  Veja um contraditório bem próximo entre sua opinião a da Dra Promotora e  do próprio Dennys a respeito de seu Renato e Dona Cecilia.

 

um forte abraço

 

vavadaluz

Não é possível comentar.