Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

SEI NÃO : Revoltados com possível fechamento de escola, areienses realizam protesto

Revoltados com possível fechamento de escola, areienses realizam protesto

Revoltados com possível fechamento de escola, areienses realizam protesto

Revoltados com boatos de fechamento de histórica escola em Areia, população se indigna e vai às ruas protestar

Estudantes, ex-alunos e funcionários de histórica escola em Areia vão às ruas protestar contra possível fechamento da instituição

A histórica Escola Estadual Carlota Barreira, localizada no município de Areia/PB, brejo paraibano, corre o risco de fechar as portas por suposta determinação da Paróquia da cidade. A informação caiu feito uma bomba entre os moradores, alunos, ex-alunos e funcionários da instituição essa semana, que desde que tomaram conhecimento da possibilidade do fechamento iniciaram uma verdadeira mobilização nas redes sociais com a hastag #ficacarlota.

Extra oficialmente a informação é de que a Diocese de Areia quer de volta o prédio do Carlota para arrendarem ou venderem e ali instalar um hotel. Essa informação, no entanto, não foi confirmada pela Paróquia., tudo porque a Escola Carlota Barreira não pertence à Igreja, no entanto o prédio onde a instituição está instalada sim, mas é alugado ao estado portanto o estado também não pode se apropriar do empreendimento.

O contrato do Estado com a Paróquia acabará no mês de novembro e já foi mostrado o interesse da Diocese de pedir o prédio, a administração estadual, por sua vez, demonstra interesse em renovar o contrato para possibilitar a manutenção da escola no mesmo local.

Atualmente a Diocese da cidade de Areia recebe um aluguel do Estado no valor de R$ 7.000,00 mensalmente pela utilização do prédio, valor este que só foi cobrado a partir da saída de Padre Ruy da Paróquia já que, segundo relatos de moradores, antes o religioso nunca se preocupou com o dinheiro e sim com o serviço prestado à comunidade.

O debate entre os contrários e a favor do fechamento esquenta dia após dia, com postagens e publicações nas redes sociais, além de discussões acaloradas com diferentes pontos de vista.

A proporção do movimento se espalhou de tal maneira que está agendado para amanhã, a partir das 15h30, um grande protesto pelas ruas da cidade contra o fechamento da instituição escolar. Uma das informações é que a Escola seria fechada para ser transformada em Pousada, já que hoje funciona um hotel, onde era localizada a antiga creche da cidade.

Em uma das postagens, Josephus Floren, padre que por vários anos celebrou missas em Areia escveveu:

“ O Carlota nasceu na paróquia. Já nasceu grande e ficou maior. Precisou da ajuda do estado para tudo: salários, manutenção do prédio, água, luz… Pe. Ednaldo consegui um aluguel para paróquia. E aí vai… Hoje um diz: a igreja não precisa mais deste prédio. Outro diz: o estado tem condições de fazer outro colégio…. Tenho certeza que o Carlota não fechará. É impossível pelo serviço que está prestando a geração nova. O resto se resolverá agora ou depois: valor do aluguel, desapropriação, venda, doação. Tantas possibilidades. Depende da visão… mas a serviço da educação (A função original não era e não é para sustentar da paróquia ou a diocese era o contrário.) O Carlota com passado bonito vai ter um futuro mais bonito ainda. A bênção para todos que fazem o Carlota”.

O ex-estudante da escola, Renê Dutra, também se manifestou nas redes sociais e mostrou-se decepcionado com a possibilidade de Areia perder uma das escolas mais importantes da cidade.

“Se esta linda Escola (Carlota Barreira) vier fechar as portas não só os alunos, mas também o quadro de docente e funcionários sofrerão, pois os prestadores de serviços serão colocados na rua e os PROFESSORES pro-tempore das outras Escolas serão substituídos pelos concursados, pois os mesmos serão remanejados, lamentável ver alunos e pais de família desempregados. COM CERTEZA…. A ESCOLA MINISTRO JOSÉ AMERICO DE ALMEIDA junto com os alunos, corpo docente e a direção irão participar nesta sexta-feira (9/08/2013) junto com todos vocês. Podem contar conosco”, postou.

Outro areiense que também fez questão de se colocar contra a possibilidade do fechamento foi o internauta Gilberto Felizardo.

“A Escola Estadual Carlota Barreira está ameaçada de fechar as portas devidos aos desejos do Pe. Adauto e do Bispo da Diocese de Guarabira Dom Lucena. É lamentável, são 45 anos de história, servindo a comunidade, servindo ao próximo, de dedicação à Educação pelos mais carentes. Não podemos nos calar diante de uma falta de sensibilidade pelos alunos, professores e funcionários. São quase 1000 alunos que poderão ir para outras escolas!’ Vamos nos MOBILIZAR nesta SEXTA-FEIRA às 15h30h, Areia! Este ato não pode ser concretizado. Onde vão parar estes alunos?”, arrematou.

Em outra postagem ele complementa: “Gilberto Felizardo: A Escola Estadual Carlota Barreira está ameaçada de fechar as portas devidos aos desejos do Pe. Adauto e do Bispo da Diocese de Guarabira Dom Lucena.É lamentável, são 45 anos de história, servindo a comunidade, servindo ao próximo, de dedicação à Educação pelos mais carentes. Não podemos nos calar diante de uma falta de sensibilidade pelos alunos, professores e funcionários. São quase 1000 alunos que poderão ir para outras escolas. Onde está o amor ao próximo que é pregado nas igrejas, onde foram parar as mensagens, discursos e as entrevistas do Papa Francisco? O desapego pelo dinheiro, a humildade, a simplicidade, …Foram palavras tão reconfortantes, tão animadoras e cheias de amor que o nosso querido Papa nos dirigiu na JMJ. Que pena! Parece que alguns não ouviram, ou não prestaram atenção. É muito triste”

Os debates e manifestações mais acaloradas são registrados na Página do Facebook Problemas e Soluções, que foi criada pela vereadora Ana Paula Gomes (PRB), no início do ano como um canal de interação com a população local.

Os manifestantes estão sendo convocados para se vestirem de preto e tomarem às ruas da cidade na tarde de amanhã aproveitando os resultados positivos advindos das ondas de protestos e mobilizações em todo país.

Márcia Dias

PB Agora