Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Secretario de Estado da Cultura da Paraíba homenageia o imortal Walter Galvão

Walter Galvão Peixoto de Vasconcelos – nosso querido WALTER GALVÃO, natural de João Pessoa (PB), era jornalista, poeta, escritor, cooner e crítico de arte. Foi um excelente gestor, com intensa atuação nas áreas da arte, cultura, educação e comunicações.

Imortal na Academia Paraibana de Cinema, superou 40 anos de carreira. Trabalhou em jornais como A União, O Norte e, foi Diretor-Geral de Jornalismo por anos no Correio da Paraíba. Fundou o popular tablóide “Já”. Além da larga experiência em impressos, esteve à frente de portais, e programas de rádio e televisão.

Na iniciativa pública, foi Secretário de Comunicação, da Prefeitura do Conde. Na gestão municipal da capital, esteve Secretário de Educação, Secretário de Transparência e Diretor-Executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope). Atualmente ocupava, no Governo do Estado a presidência da Fundação Espaço Cultural José Lins Rego (Funesc).

Sua escrita jornalística era de percepção acurada: Textos elaborados com invejável riqueza de informação e inconfundível nuance crítica. Trafegava com a mesma perícia em qualquer assunto que abordasse, mas se deleitava na elaboração de resenhas críticas sobre economia, comportamento social ou política.

Escreveu o livro-poema‘Silabário’. Publicou ‘Rap Opera’, ‘O som diz sim’ (analise o álbum Som do Sim (Herbert Vianna) e alguns ensaios. Suas publicações mais recentes foram: ‘45 poses da palavra’ e ‘Máximas de Marx – Introdução ao multiverso do pensar crítico’.

Na música, em festivais locais, fez parcerias com Carlos Aranha, interpretou a canção “Gavião” no álbum “O Jardim dos Animais”, de Paulo Ró e Ronald Clever.

A SecultPB lamenta profundamente a perda, mas registra como alento aos familiares e aos amigos a extensa obra deixada por Walter, e o importante legado ao jornalismo brasileiro praticado com responsabilidade e visão crítica.

Damião Ramos Cavalcanti
Secretário de Estado da Cultura
João Pessoa, 07 de julho de 2021.

#SomosTodosParaíba
#WalterGalvao
#cultura
#historia
#patrimoniocultural
#minibiografia

https://www.instagram.com/p/CRCVU1tN_st/?utm_medium=share_sheet