Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

SECRETARIA DE SAÚDE INTENSIFICA COMBATE A HANSENÍASE NO INGÁ

 

DSC_4920Dr. Carlos Albério Leite coordena a capacitação e sensibilização de toda equipe de saúde da família O objetivo primordial desta capacitação é conter o avanço da doença no município de Ingá, onde a gestão atual herdou um índice bastante alto de         casos em estágio avançado devido ao diagnóstico tardio. Atualmente o município conta com 18 casos em tratamento, e tendo como parâmetro dados da Organização Mundial de Saúde, que trabalha com um número aceitável de menos de 1 caso por 10.000 habitantes, pode se considerar que os números de Ingá são alarmantes. Em apenas três meses, foram diagnosticados 7 novos casos, sendo quatro em estado avançado, o que gera deformações e amputações.

A maioria dos casos estão concentrados nos PSFs dos bairros do Emboca e Futebol, mas também o PSF do Cazuzinha já apresentou casos.

DSC_4912

A Secretária de Saúde, Dra. Lindinalva, e Dr. Carlos Albério, especialista em hanseníase e medicina da família, reuniu em dois momentos, terça-feira passada,16, e nesta, 23, toda a equipe da saúde da família, envolvendo médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde, no sentido de efetuar uma sensibilização e capacitação para a imprescindível ação do diagnóstico precoce da doença, que no seu estágio inicial é perfeitamente curável.

DSC_4931

É importante que os profissionais das Unidades Básicas de Saúde estejam habilitados na identificação e qualificação do atendimento. A comunidade pode e deve ajudar na identificação e informação aos profissionais da saúde do município para facilitar o início do tratamento.

A doença

A hanseníase é uma doença infecciosa que atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz. O tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas é longo e varia de dois a cinco anos.  Os sinais e sintomas mais frequentes são manchas nas áreas da pele com diminuição de sensibilidade térmica (ao calor e frio), tátil (ao tato) e à dor, que podem estar em qualquer parte do corpo, principalmente nas extremidades das mãos e dos pés, na face, nas orelhas, no tronco, nas nádegas e nas pernas.

Devem ser observadas as manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo e áreas da pele, que não causam coceiras, mas produzem a sensação de formigamento e ficam dormentes, com diminuição ou ausência de dor e da sensibilidade.

A hanseníase é transmitida quando se tem um contato muito próximo com o doente, que apresenta a forma infectante da doença, estando sem tratamento, elimina o bacilo pelas vias respiratórias (secreções nasais, tosses, espirros), podendo assim transmiti-lo para outras pessoas suscetíveis. A doença tem cura, mas pode causar incapacidades físicas se o diagnóstico for tardio.

O tratamento

O tratamento, que é gratuito e eficaz, pode durar de seis a 12 meses. Os medicamentos devem ser tomados todos os dias em casa e, uma vez por mês, no serviço de saúde. O tratamento é complementado com exercícios, para prevenir as incapacidades físicas, e com as orientações da equipe de saúde.

ASCOM – PMI