NOTA DE PESAR
A Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba comunica e lamenta a morte de Otacília Maria da Conceição (Dona Otacília), integrante do Quilombo do Talhado, que fica no município de Santa Luzia.
O Quilombo, encravado na serra de mesmo nome é um dos símbolos mais fortes da resistência negra e do processo de transmissão cultural às outras gerações.
Dona Otacília, de 98 anos, foi uma das mestras na arte de fazer panelas de barro, as famosas “panelas do Talhado”.
Com ensinamentos e a consciência do valor cultural das suas experiências, ela ajudou na preservação dessa expressão artesanal, que se incorpora à economia criativa essencial na manutenção do grupo social.
Dona Otacília faleceu no sábado (17). Após ser hospitalizada semanas atrás, com falta de apetite e se queixando de desconforto, a guerreira que criou filhos, fazendo e vendendo louças de barro, despediu-se na ambiência de que mais gostava: A casa cheia por sua família.
O Governo do Estado através da Secult-PB e também em nome dos 42 Quilombos, solidariza-se com os familiares de Dona Otacília, e com todos os irmãos quilombolas. Ainda reafirma a importância do trabalho dessa Mestra no âmbito da sua comunidade, fora do Talhado e em todas as comunidades negras paraibanas e, especialmente entre aqueles que fazem o artesanato da Paraíba. O presente registro faz parte do acervo das raízes culturais paraibanas.
Damião Ramos Cavalcanti
Secretário de Estado da Cultura –
Paraíba, 18 de outubro de 2020
