Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

SECRETARIA DE AÇÃO SOCIAL DE INGÁ TEM SIDO REFERÊNCIA PARA O ESTADO DA PARAÍBA

Orquestra de violões e coral se destacam no SCFV da região

Em pouco tempo de trabalho a frente da Secretaria de Bem Estar e Assistência Social de Ingá, o secretário Alex Vilas Boas, ao lado das coordenadoras, Ivamara Ramos e Valdineide Gomes, e equipe de funcionários e facilitadores, têm mudado completamente o conceito e a concepção da sociedade no que diz respeito à imagem do que venha ser o usuário do  SUAS (Sistema Único da Assistência Social),        nas suas diversas áreas de atuação,  sobretudo no que tange ao acolhimento das crianças e adolescentes inseridas no antigo PETI e Projovem, quebrando paradigmas e rotulações preconceituosas construídas ao longo do tempo, em que geralmente se consolidou uma imagem de “garotos problemas”, no que bastava apenas dar-lhes recreação e alimentação.

06032013182

Atualmente, este público alvo conta com um excelente trabalho que vai muito além da atenção básica, contando com brinquedoteca, farto material de leitura, aulas de reforço, artes, música, esporte e grupos de danças típicas e folclóricas, além do investimento considerável na melhoria das instalações físicas disponíveis na cidade para a execução destas práticas, bem como no uso do transporte escolar que vai buscá-los na porta de casa. Neste contexto, os alunos matriculados no SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos), núcleo I e núcleo II, elevaram e enriqueceram sua auto-estima passando a ter um certo “orgulho”  de dizer que faz parte do PETI ou do PROJOVEM, demonstrando sua satisfação.   

 

Os núcleos do SCFV em parceria com o Judiciário, Ministério Público e Conselho Tutelar, também faz o acolhimento de jovens em medida sócio-educativa, tendo estes uma especial atenção, interagindo com o CRAS,  CREAS, Grupo de Gestantes , Idosos e Bolsa Família, num trabalho dedicado e focado na busca da recuperação dos entes parentescos, atores envolvidos no problema, enfatizando a essência maior dos programas, que é exatamente o fortalecimento destes vínculos familiares, colocando a família como  principal responsável pela educação, preparação e crescimento de seus filhos, e não apenas nas “costas” e responsabilidade do Estado.

604009_10201025472061690_799888605_nNo dia a dia de convivência, na área esportiva, os alunos se dividem nas modalidades de Futebol de campo, salão, Karatê e capoeira. A equipe de futebol treinada pelo facilitador, Israel Gomes, ex-atleta ingaense com passagem por diversas equipes profissionais do Nordeste e da Turquia, tem descoberto craques-mirins, ao ponto de se destacarem e serem inscritos no Campeonato Paraibano Sub 15, organizado pela Federação Paraibana de Futebol (http://inga-cidadao.com/esporte/atleta-do-projovem-de-inga-ira-disputar-o-campeonato-paraibano-pelo-santa-cruz-de-santa-rita). A equipe de Karatê, treinada pelo lutador faixa preta da vizinha cidade de Fagundes, Marcelo Cavalcante, tendo já participado  no primeiro semestre de uma importante competição estadual em Campina Grande, PB, onde surpreendentemente conquistaram medalhas de ouro, prata e bronze (http://inga-cidadao.com/esporte/aluno-do-peti-de-inga-ganha-medalha-de-ouro-em-competicao-estadual-de-karate ). Na capoeira, o facilitador José Ronaldo ensina os primeiros passos e gingados da garotada, fortalecendo a postura, concentração e disciplina.

DSC_7506Foi instituído pela gestão do prefeito Manoel da Lenha, o Centro de Capacitação Profissional, Professor Nivaldo Dias, um espaço próprio destinado exclusivamente para instalação de cursos profissionalizantes, onde atualmente está sendo ministrado o curso de Mecânica de Motos, em parceria com o SENAI, através do PRONATEC, com 18 alunos no turno da tarde e 18 no turno da noite, perfazendo 36 aprendizes, cujos alunos são usuários do SUAS , sendo cinco deles em medida sócio-educativa em plena recuperação, tendo estes se destacado no desenvolvimento das atividades práticas desenvolvidas, estando praticamente prontos para a vida profissional nesta área. Em outro espaço locado pela prefeitura estarão sendo instalados os cursos de Serigrafia, Pintura em Tecido e Costura, também voltados preferencialmente para as mães e avós destes jovens.

DSC_5734Periodicamente são realizadas palestras proferidas voluntariamente por pessoas que se destacaram nas áreas de esporte, cultura e diversas profissões. Durante o mês de junho foi realizada a I Gincana Cultural envolvendo equipes formadas por estudantes orientadas por cada facilitador, onde a participação e o envolvimento com entusiasmo e garra de cada membro das equipes, transformaram o evento num clima contagiante de interação, companheirismo, espírito de grupo e conhecimento cultural sobre variados temas históricos, contemporâneos  do município de Ingá, valores familiares e artes cênicas, com apresentações de dramatizações abordando temas da atualidade, escolhidos pelos próprios jovens,  que retratam e vivenciam suas realidades. Mas é justamente nesta área das artes que eles têm feito a diferença, empolgando-os para mostrar para sociedade do que são capazes quando oportunidades lhes são dadas em condições pelo menos parecidas com as dos jovens  de classe média.

DSC_8127Embora com o pouco tempo de atividade, apenas três meses, o Coral do PETI, sob a batuta da facilitadores, Jussara Mota e Jamerson Péricles, e a Orquestra de Violões, sob a coordenação do artista Vital Alves, têm encantado platéias nos eventos da cidade e região, como recentemente no palco principal instalado para a inauguração da praça Vila do Imperador, no centro da cidade. O  coral do PETI apresentou hinos religiosos, e a Orquestra de Violões executou as músicas “Prá não dizer que não falei das Flores”, do compositor paraibano Geraldo Vandré, e  uma apresentação solo de “Asa Branca” de autoria de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, considerado o hino nordestino, que fez o público cantar junto e vibrar.

A orquestra de violões tem recebido vários convites para apresentações em eventos da região, porém tem recusado em razão de a maioria de seus componentes fazer parte da Banda Fanfarra, que está em intenso processo de ensaios com vistas a apresentações no feriado de sete de setembro. Porém, já está confirmada a participação na Conferência Estadual da Assistência Social, em João Pessoa, e convite para Brasília para a Conferência Nacional.

DSC_8122Não foi fácil chegar a este nível em tão pouco tempo. Foi necessário inicialmente investir pesado no treinamento e capacitação dos funcionários no sentido de prepara-los para saber lidar com os usuários do SUAS. Mas, olhando um pouco para o retrovisor dá para enxergar perfeitamente, ainda muito próximo, as barreiras e dificuldades encontradas pela falta de transição, base de dados do Cadastro Único, que teve que ser praticamente refeito, falta ou precariedade dos espaços físicos, e a maior barreira de todas elas, a que não se mede em números, que é justamente o baixíssimo nível de credibilidade por parte da população devido a efetiva falta de cuidado e compromisso público e republicano nesta área na gestão antecedente. Porém, as barreiras foram enfrentadas e superadas com ética e muito trabalho, bastando observar além das atividades elencadas hoje em prática, um dado  emblemático anunciado pelo secretário Alex: de 27 alunos no PETI e 26 no PROJOVEM, passou em 2013 para cerca de 600 alunos no 270720133595PETI, nos dois turnos, e 207 no Projovem, tendo ainda uma lista enorme querendo entrar. Tudo isso com os mesmos recursos lastreados no ínfimo número de matrícula da gestão passada, sendo todo o resto bancado com recursos próprios, mas que o secretário Alex tem apelado e espera sensibilidade da gestão Estadual e Federal no cofinanciamento, numa harmônica parceria, no sentido destes serviços sejam ainda mais aprimorados, bem como  serem estendidos aos populosos Distritos de Pontina e Chã dos Pereiras, na zona rural do município de Ingá. O secretário Alex sonha em implantá-los no ano de 2014, e para isso conta com o interesse e apoio do prefeito Manoel da Lenha.

 

ASCOM -INGÁ

Não é possível comentar.