Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Saúde realiza curso sobre escorpiões

Saúde realiza curso sobre escorpiões

 O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realiza entre os dias 5 e 9 deste mês, a “1ª Semana Estadual sobre Capacitação, Controle e Manejo de Escorpiões”. O evento vai acontecer noHotel Ouro Branco, em João Pessoa e será destinado aos técnicos da Secretaria Estadual de Saúde, Gerências Regionais de Saúde, Ceatox (Hospital Universitário), Centros de Controle de Zoonoses, Municípios sede das Regionais e Hospitais de referência.

A Paraíba é o sétimo Estado a ser capacitado sobre o tema, que foi uma proposta do Ministério da Saúde devido à grande incidência do número de casos de picadas de escorpiões registradas no Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, as crianças epessoas idosas estão nas estatísticas como as que mais sofrem ataques dos escorpiões, apenas em 2008, 37 mil brasileiros foram atacados, sendo que a Bahia foi o Estado com maior incidência. O Ministério da Saúde sabe que a situação é grave e vem fazendo um trabalho de prevenção, alertando os moradores para que tomem os cuidados necessários para evitar que proliferação fique fora de controle.

O chefe do Núcleo de Controle de Zoonoses da Secretaria da Saúde, Francisco de Assis Azevedo, explicou que o objetivo do evento é capacitar profissionais de Vigilância em Saúde da SES, Entomologia, Centros de Zoonoses e serviços de referência, visando à estruturação do Programa para Controle e Manejo de Escorpiões. Para falar sobre o tema estarão em João Pessoa palestrantes da Secretaria de Vigilância em Saúde/Ministério da Saúde, Coordenação Geral de Doenças Transmissíveis e da Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública.

Na parte teórica da capacitação, os participantes vão receber informações de como reconhecer e diferenciar os escorpiões e a importância epidemiológica e características biológicas. Na prática, eles vão aprender a executar ações de captura e manejo de escorpiões em diferentes ambientes, com especial atenção à zona urbana.

Para afastar os escorpiões das residências, a principal orientação são condutas de manejo ambiental periódicas. As equipes de Vigilância em Saúde (Controle de Vetores), Agentes Comunitários de Saúde e Equipe de Vigilância Sanitária vão fazer recomendações para a população sobre os cuidados com os escorpiões.

Devido às alterações climáticas, em algumas regiões, eles têm se apresentado ativos durante o ano todo. Nesta época do ano, com forte calor e de chuvas frequentes, os escorpiões saem dos esconderijos em busca de alimento. Para afastá-los das residências, a principal orientação é: na área externa do domicílio manter limpos quintais e jardins, não acumular folhas secas e lixo domiciliar; acondicionar lixo domiciliar em sacos plásticos ou outros recipientes apropriados e fechados, e entregá-los para o serviço de coleta.

Não jogar lixo em terrenos baldios; limpar terrenos baldios situados a cerca de dois metros (aceiro) das redondezas dos imóveis; eliminar fontes de alimento para os escorpiões: baratas, aranhas, grilos e outros pequenos animais invertebrados; evitar a formação de ambientes favoráveis ao abrigo de escorpiões, como obras de construção civil e terraplenagens que possam deixar entulho, superfícies sem revestimento, umidade etc; remover periodicamente materiais de construção e lenha armazenados, evitando o acúmulo exagerado; evitar queimadas em terrenos baldios, pois desalojam os escorpiões; remover folhagens, arbustos e trepadeiras junto às paredes externas e muros; rebocar paredes externas e muros para que não apresentem vãos ou frestas.

Na área interna do domicílio alguns cuidados também são precisos como: Rebocar paredes para que não apresentem vãos ou frestas; vedar soleiras de portas com rolos de areia ou rodos de borracha; reparar rodapés soltos e colocar telas nas janelas; telar as aberturas dos ralos, pias ou tanques; telar aberturas de ventilação de porões e manter assoalhos calafetados; manter todos os pontos de energia e telefone devidamente vedados.

Nos casos de acidentes, a equipe de Saúde orienta a vítima a procurar um hospital o mais rápido possível levando o exemplar do animal que causou o ferimento, para que os profissionais de saúde possam identificá-lo e indicar a melhor conduta para o caso. Se for encontrado um escorpião na residência ou estabelecimento comercial, o responsável pode-se dirigir a unidade básica de saúde mais próxima, para o preenchimento de uma notificação, e posteriormente vai ser visitado pela equipe de saúde para a busca e orientação de cuidados e condutas de manejo ambiental periódico.

As equipes de Saúde pedem a colaboração da população para a eliminação dos escorpiões.

Outras informações – O Brasil está na lista dos países que mais têm mortes por picadas de escorpiões e o Nordeste é a Região mais afetada. O perigo é que algumas espécies tem um veneno que é fatal e gostam de viver em lugares escuros, entulhos, madeiras, sujeira e dentro de casa geralmente ficam escondidos atrás de armários, pias e balcões.

Alguns cuidados simples podem evitar o ataque de um escorpião:

Olhar sempre dentro do sapato antes de colocar o pé Bater bem a roupa antes de vestir Olhar e bater as roupas de cama antes de deitar Não pegar tijolos ou entulhos sem proteção nas mãos Não andar descalço nem dentro de casa Não deixar crianças brincando em locais que têm entulhos ou sujeira

Secom-PB