Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

SAÚDE PUBLICA : Mais de 800 homens morreram vítimas de câncer de próstata na Paraíba nos últimos três anos

O câncer de próstata matou  815  homens de 2009 até agora e somente este ano já foram registrados 22 óbitos na Paraíba. Os dados são do Sistema de Informação Sobre Mortalidade (SIM) da Secretaria de Estado da Saúde.

De acordo com os dados do Inca, de 2001 a 2005 a incidência de câncer de próstata em João Pessoa foi de  53,16 para cada 100 mil habitantes. A estimativa do Instituto é de que, em 2012, os casos de câncer de próstata sejam incidentes em 50,59 de cada grupo de 100 mil homens.

A SES realiza ações de rotina para prevenção e conscientização dos homens junto às Gerências Regionais de Saúde (GRS) para que, principalmente, os que têm mais de 40 anos realizem exame de próstata para detecção precoce da doença, especialmente os que já possuem histórico de casos na família, como também supervisiona e dar suporte à oferta dos serviços e garantindo o tratamento aos usuários

O câncer de próstata é o tumor mais comum em homens com mais de 50 anos de idade. Com os progressos da Medicina e de outras áreas que interferem com a saúde, espera-se para as próximas décadas uma população cada vez maior de homens atingindo faixas etárias bem superiores àquela. Conclui-se, portanto, que mais casos de CP serão diagnosticados. Atualmente, existem no país diversas campanhas de detecção precoce dessa neoplasia (câncer).

O diagnóstico precoce é muito importante, visto ser esse um câncer curável nos estágios iniciais. A próstata é uma glândula localizada próximo à bexiga cercando a uretra na sua porção inicial. As secreções prostáticas são o maior componente do líquido seminal (ou esperma). 
A origem da doença é desconhecida, entretanto, presume-se que alguns fatores possam influenciar o seu desenvolvimento.

Entre eles, o fator genético, visto a incidência de esta neoplasia ser maior em familiares portadores da doença. A presença de CP em parentes do primeiro grau aumenta a probabilidade de diagnóstico desse câncer em 18%.

O fator hormonal é bastante importante, pois essa neoplasia regride de maneira significativa com a supressão dos hormônios masculinos (por exemplo, castração). Pesquisas feitas em ratos tratados cronicamente com testosterona mostraram o desenvolvimento do câncer de próstata nesses animais. A testosterona não é indutora de câncer, entretanto, em homens já com a neoplasia ou com predisposição, a testosterona estimularia o seu crescimento. Por outro lado, o CP não ocorre em eunucos.

Ultimamente, tem se dado muita atenção ao fator dieta. Dietas ricas em gordura predispõem ao câncer e as ricas em fibras e tomate diminuem o seu aparecimento. Baseados em levantamentos epidemiológicos em áreas geográficas de maior incidência de câncer de próstata notou-se que dietas ricas em gordura aumentam os riscos de seu aparecimento. Talvez por interferência no metabolismo dos hormônios sexuais, várias outras substâncias estão sob investigação como as vitaminas, o cádmio, o zinco.

 

Paulo Cosme