Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

SANEAR O AMBIENTE MORAL DA REPÚBLICA (Chico Pinto)

 

           Queira ou não os incrédulos a nação brasileira passa hoje por um momento que poderá levá-la a sanear o ambiente moral da República. Ninguém, ninguém mesmo,  acreditava a bem pouco tempo que vestais poderosos, encastelados no poder, fossem compelidos a pagar na prisão pelos crimes cometidos, principalmente por aqueles relacionados a falcatrua com dinheiro do contribuinte. 


           Atitudes definidas e definitivas do Supremo Tribunal Federal, que culminaram com a condenação dos quadrilheiros do mensalão, sentenciando-os a pagar na cadeia pelos seus atos, permitem que a nação passe a acreditar que este momento moralizante está chegando.


           E, sem nenhuma dúvida,  este momento se reflete na forma como vem se conduzindo  o intrépido e destemeroso ministro Joaquim Barbosa, cuja relatoria da Ação Penal 470, foi exercida com firmeza e tenacidade, não deixando brechas capazes de  tumultuar o andamento da decisão final prolatada pelo STF.


            Ao condenar figuras notórias e poderosas da República a penas  privativas de liberdade, por crimes que, geralmente, passavam incólumes, além de servir de exemplo, reflete o perfeito equilíbrio que compete  a um órgão de grandes responsabilidades. A decisão do STF deixou evidenciada que o declínio contínuo da decência e da honradez registra repulsa no meio social e que somente a lei é capaz de corrigir.


            O exemplo dado pelo STF deverá, a partir de agora,  ter conotações pedagógicas e refletir nas instâncias inferiores da justiça brasileira,  geralmente manietadas e temerosas diante de “espertalhões ” que se arvoram de poderosos, mas  que não passam de reles e contumazes desviadores do dinheiro público.


             Pelos seus efeitos moralizantes o julgamento do mensalão,  tem estrita ligação com o futuro da nação brasileira,  já que o nosso futuro depende muito da hora presente. A partir de agora, aqueles que agem com descaso inqualificável com a decência, a moral e os costumes haverão de temer os efeitos da lei.


            Porém, para que isto ocorra, a nação brasileira se enche de esperança na expectativa de  que a justiça brasileira, não transija diante desses desavergonhados ladrões;  não se apequene perante aqueles que, acostumados com a impunidade, facilmente botam a mão suja no “bisaco”  que contém os parcos recursos destinados ao combate da fome e da miséria que campeia pelas periferias das cidades e, mais ainda, nos grotões desse Brasil afora.


            Implacável, a sociedade cobra tratamento igualitário, isonômico e exige primazia republicana diante de fatos que merecem ser vistos com rigoroso escrúpulo. Que a lei, filha da moral e da razão, não se acovarde  diante de interesses escabrosos  de quem quer que seja.


           Chegou à hora de sanear o ambiente moral da República!

Não é possível comentar.