Mais de 36 milhões de aposentados, pensionistas e outros beneficiários estão na folha de pagamento

 

Nesta última quinta-feira (24), o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) deu início aos pagamentos referentes a novembro, de aposentadorias, pensões, auxílios, e demais benefícios. Atualmente, os repasses da autarquia chegam às contas de mais de 36 milhões de segurados. Além dos benefícios referentes à novembro, a autarquia também deposita o 13º salário de parte dos beneficiários.

 

Dentre o contingente amparado pelo instituto, grande parte recebe o equivalente a um salário mínimo mensal, representando 60% do total de segurados. Para quem ganha o benefício no valor do salário mínimo, o piso nacional passou para R$ 1.212 desde 1º de janeiro. Por lei, aposentadorias, auxílio-doença, auxílio-reclusão e pensão por morte pagas pelo INSS não podem ser inferiores a 1 salário mínimo. 

Reprodução/Pixabay

Reprodução/Pixabay© Fornecido por Bolavip Brasil

Apenas os segurados que começaram a receber os benefícios a partir de maio deste ano terão acesso ao 13º salário em novembro. O pagamento será realizado em cota única, juntamente com a renda correspondente a este mês, e proporcional ao tempo desde a liberação da primeira parcela. Os demais beneficiários do INSS tiveram a gratificação paga em duas parcelas, que foram antecipadas para os meses de maio e junho.

Nesta linha, para garantir o abono extra, é necessário que segurado seja contemplado por algum destes benefícios listados a seguir: Aposentadorias (todas as modalidades); Pensão por morte; Benefício por incapacidade temporária (auxílio-doença); Auxílio-acidente; Auxílio-reclusão; Salário-maternidade. O pagamento dos benefícios de novembro será feito até o dia 7 de dezembro, de acordo com o calendário.